05/10/2018

Exploits: o que é e como prevenir.

Quando falamos de tecnologia, temos um leque gigantesco de possibilidades, tanto positivas como negativas. Para proteger seus dados do cibercrime, hoje vamos falar sobre o exploit.

Exploit?! O que é isso?

Exploits são comandos criados por programadores para explorar potenciais vulnerabilidades de um sistema. Hackers utilizam de exploit para controlar o sistema por meio de comandos que causam falhas no software ou hardware, possivelmente promovendo ataques utilizando de privilégios de administração.

Podemos ter uma visão de maior perigo quando falamos desse tipo de ameaça, já que exploits não precisam de interação de um usuário, o que o torna diferente dos vírus, que precisa de um download ou um acesso a link infectado pelo usuário.

Existem dois tipos de ataque por exploit: o remoto, quando é efetuado por rede e busca a vulnerabilidade de segurança do sistema sem acesso por outros meios; e o local, quando é feito manualmente, aumentando os privilégios de administrador.

Como prevenir.

Em termos de segurança, é necessário usar ferramentas que identifiquem vulnerabilidades e códigos maliciosos, gerenciem permissões de sistema e mudanças de configuração, criem regras de segurança, recursos avançados de proteção contra intrusos, anti-malware, entre outras medidas.

Compartilhar