Início » 5 coisas que um computador pode realizar e você não fazia ideia

5 coisas que um computador pode realizar e você não fazia ideia

5-coisas-que-um-computador-pode-realizar-e-voce-nao-fazia-ideia

A cada minuto uma nova surpresa aparecer pelo mundo afora, isso só confirma a capacidade que um computador tem. Será que você conhece algumas delas? Vamos destacar algumas delas neste artigo. 

Muitos são os avanços da tecnologia e da ciência e desde que os filmes como O exterminador do Futuro e Matrix foram lançados, muitas pessoas se assustam com o que os computadores são capazes de realizar. 

Vamos conferir agora 5 inovações que os computadores já realizam e que nós nem sabíamos disso. 

1. Chips neuromórficos

Normalmente os computadores são associados ao nosso lado esquerdo do cérebro, o lado racional. Isso porque lidam com informações e dados. Porém, com as novas tecnologias, os chips neuromórficos já estão em operação e agem como se fossem um cérebro normal. Engenheiros de computação estão fazendo revolução e podem mudar a história para sempre, pois os esses chips estão associados à intuição e a criatividade, coisas que só são atribuídas a nós humanos e animais.  

2. Universo virtual próprio

Em um computador normal levaríamos cerca de 2 mil anos para rodar um simulador do universo. Cosmólogos conseguiram rodar o mesmo simulador em apenas 2 minutos em um supercomputador. Diferentes teorias e métodos foram testados com sucesso. Se os cientistas conseguirem definir o modelo certo de simulador, no futuro os computadores serão capazes de provar qualquer coisa, mesmo não existindo na vida real.  

3. Computadores poderão trabalhar automaticamente

Para que um computador inicie o seu trabalho é preciso liga-lo e ele, geralmente, demora alguns segundos para funcionar. Ele precisa de uma corrente elétrica para utilizar a sua memória RAM, que é deletada toda vez que o desligamos. Uma nova tecnologia foi criada para que os computadores usem a baixa tensão e nenhuma corrente elétrica como estímulo. Isso significa a redução do consumo de energia elétrica e que, automaticamente, esses computadores são ligados, da mesma forma que uma pessoa abre os olhos ao acordar.  

4. Robôs podem ter sensibilidade

Já é possível que membros robóticos possam receber informações sensoriais através dos nossos nervos. Pessoas que sofreram amputações e usam próteses robóticas já podem sentir a diferença de luz, pressão, texturas e formas. Mãos robóticas, por exemplo, já são capazes de detectar o ambiente ao seu redor e enviar impulsos elétricos para o cérebro, que os interpreta normalmente. 

5. Computadores poderão ler nossas emoções

Cientistas da Índia desenvolveram um software capaz de identificar o nosso estado emocional. Através de um teste de como as pessoas digitam os textos e sobre a análise de textos padrão, os computadores foram capazes de discernir entre sete diferentes emoções: a culpa, vergonha, tristeza, nojo, medo, raiva e alegria. A alegria foi a mais detectável com 87% de precisão, seguida da raiva com 81%. 

Com o conhecimento que esses identificadores obterão daqui para frente, num futuro breve, os computadores poderão ler nossas emoções e se adaptarem aos nossos comportamentos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.