Início » 5 maiores ações de segurança da informação lgpd

5 maiores ações de segurança da informação lgpd

Se adequar à LGPD é uma realidade da qual a grande maioria das empresas fazem parte. Contudo, existem medidas que não podem faltar, mas nem sempre ficam claras quais são elas. Por isso, no post de hoje, vamos apontar quais são cinco maiores ações de segurança da informação LGPD.

São medidas estratégicas, que permitirão que sua empresa não sofra sanções em razão do descumprimento da lei.

Portanto, fique atento à todas as informações aqui passadas, pois elas são muito importantes para o sucesso de implantação da LGPD na sua empresa.

Por que é importante conhecer as principais ações de segurança LGPD?

Conhecer as principais ações de segurança LGPD é uma necessidade dentro das empresas.

Isso porque, além de evitar que a empresa sofra com multas e penalidades pelo uso indevido de dados previstos em lei, isso evitará que muitos crimes cibernéticos aconteçam.

Portanto, quanto antes a sua empresa se adequar às normas estabelecidas pela LGPD, menos chances ela terá de que dados sejam vazados e algum crime ocorra em decorrência disso.

Para tanto, existem cinco ações de segurança dentro do seu planejamento de implantação da LGPD na sua empresa que não podem faltar. Veja quais são:

# 1 Entenda quais são os processos de coleta de dados da sua empresa

Este é o primeiro passo para que você obtenha sucesso no seu processo de implantação da LGPD. Afinal de contas, é preciso saber com quais tipos de dados você está lidando e qual a sua finalidade.

Assim, você deverá mapear também todos os processos os quais envolvam essa coleta de dados. Deste modo, será possível entender se a empresa não está infringindo nenhuma lei.

# 2 Encontre em um bom DPO

DPO é um profissional especialista em processo de implantação de ações ligadas a LGPD. Trata-se de uma nova profissão, que, para os tempos atuais, se torna indispensável. Principalmente se a sua empresa trata dados em larga escala.

Esta se torna uma ação necessária, tendo em vista que este profissional é especializado. Além disso, você terá a certeza de a política de privacidade de dados estará sendo construída por alguém que realmente entende sobre o assunto.

Deste modo, o DPO terá a responsabilidade atender às mais variadas demandas dos usuários de dados de modo a orientar e garantir que pratique suas ações embasadas na lei.

Além disso, é o DPO o profissional responsável por orientar as autoridades sobre qualquer passo que possa infringir a lei.

Este profissional permite que a empresa se sinta segurança no que diz respeito ao cumprimento da lei.

#3 Dentro das ações de segurança da informação LGPD, obtenha consentimento dos titulares

Embora outras ações sejam necessárias para o tratamento de dados, a principal delas é o consentimento dos titulares. Sem isso, pode-se dizer que nada poderá ser feito no que diz respeito ao tratamento de dados.

Não se esqueça, no entanto, que o consentimento deve ter uma finalidade específica dentro do seguimento em que sua empresa atua. Assim, se torna ilícito tratar dados, exceto em casos específicos da lei, que não sejam aqueles autorizados pelos usuários.

Ressalta-se a importância de que esse consentimento deve ser claro, conforme a lei, não estando escondido em página oculta.

Por isso, é importante que a empresa fique muito atenta à este requisito.

# 4- Faça a revisão de contratos com parceiros e fornecedores

Outra ação a qual as empresas precisam ficar atentas, é sobre a forma com que seus parceiros e fornecedores tratam os dados dos usuários.

Além disso, é fundamentalmente importante lembrar que as informações dos usuários só podem ser compartilhadas mediante expressa autorização.

Assim, este é um trabalho minucioso, que deve ser realizado o quanto antes com a finalidade de garantir que tudo está dentro dos requisitos da lei

#5 Garantir a segurança de dados

Esta também é uma das ações de segurança da informação que não podem faltar. Isso porque não basta apenas atender aos requisitos previstos em lei, mas é preciso garantir que os dados dos usuários estejam seguros.

Para isso, a empresa precisa investir em soluções de segurança de TI, avaliando os riscos bem como, fazendo a gestão adequada de dados.

A empresa deve estar segura de que toda a transferência de dados e segura e que existe sim um bom controle de acesso à informação.

Outras ações de segurança da informação LGPD

Adequar às normas previstas na LGPD é um processo amplo e que requer que os responsáveis por este processo estejam atentos.

Assim, existem muitas ações de segurança que uma empresa precisa adotar, tais como:

# Estabelecimento de uma política de dados

O desenvolvimento de uma política de privacidade e termos de uso para todas as informações que a empresa irá coletar é algo necessário.

# Criação de um cronograma de governança e privacidade

Este programa precisa incluir processos, tecnologias, documentos e políticas que envolvam o uso correto de dados pessoais.

# Atendimento de pedidos dos titulares

Uma das coisas que poucos falam, mas que já é uma realidade, é que os usuários poderão fazer pedidos.

Tais pedidos relacionam-se ao acesso, anonimização, portabilidade, exclusão bem como, muitas outras ações referentes aos seus dados.

Deste modo, a empresa deve entender que, por lei ela deve atender estes pedidos. Mas, para que possa fazer isso de maneira correta, é preciso ter um bom preparo.

Considerações finais sobre ações de segurança da informação LGPD

A medidas para garantir a segurança de informação de acordo com a LGPD são algo necessário para o crescimento da empresa. Afinal, o não atendimento às normas implicam em multas e outras sansões que podem prejudicar a empresa.

Portanto, é importante que os gestores estejam atentos e sejam capazes de implantar sistemas eficientes dentro de seu empresa.

A segurança de dados é algo muito sério. Assim, quanto antes as empresas entenderem e se posicionarem de maneira favorável em relação a isso, melhores serão os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *