Início » Como prevenir ataques de ransomware?

Como prevenir ataques de ransomware?

Como prevenir ataques de ransomware?
Os ataques de ransomware consistem em softwares maliciosos, que são utilizados pelos cibercriminosos. Ou seja, se uma rede ou computador for infectado por esse tipo de malware, acaba tendo os dados bloqueados.
Já para que os dados sejam desbloqueados, os criminosos exigem uma quantia em dinheiro para que os dados das vítimas sejam liberados. Por isso, para se proteger dos ataques, é recomendado que se utilize software de segurança.
Existem três opções para as pessoas que sofreram os ataques de malware, logo após a infecção tentar remover o malware, realizar o pagamento do resgate ou reiniciar o dispositivo.

Os ataques de ransomware como funciona

Os ataques de ransomware podem atingir tanto as empresas como os indivíduos.
Os hackers que estão localizados no mundo inteiro, e ficam sempre de olho para ver se encontram falhas nos protocolos e sistema de segurança e nas portas de comunicação, que são utilizadas pelos sistemas operacionais para transferir os dados, sejam eles de computadores, servidores, notebooks.
Desse modo, quando o hacker consegue identificar a falha de segurança, ele passa a utilizar esta deficiência para os seus interesses, como nos ataques do ransomware, que passa a criptografar todos os dados da máquina, podendo ser de um computador baseado em Windows, Linux ou MacOs.
Então, as falhas de segurança podem ser solucionadas com atualizações feitas pelas empresas liberadas periodicamente, muitas das vezes, antes que a deficiência se torne pública.
O grande problema encontrado pelos profissionais da área, é que nem sempre eles conseguem identificar as falhas rapidamente, facilitando a vida de todos os hackers.
Além disso, muitos usuários não mantêm atualizados os sistemas operacionais, onde os criminosos utilizam para realizar as invasões.
Já a Microsoft lançou para as pessoas que utilizam o sistema Windows um patch, que consegue corrigir esta vulnerabilidade protegendo os computadores através de códigos remotos criptografando o sistema.
Por isso, é muito importante que softwares dos servidores e computadores estejam sempre atualizados, para evitar que sofram ataques de malware.

Ataques de phishing

Os ataques ransomware podem ser espalhados através de phishing. Esse termo ainda não possui uma tradução, mas provavelmente a sua origem vem da palavra fishing, que tem como significado pescar.
Muitas vezes nos e-mails pessoais ou de uma empresa, pode-se encontrar um anexo desconhecido ou um código na caixa de entrada do e-mail.
Agora, as chances de uma pessoa estar se passando pelo funcionário de uma empresa conhecida, utilizando um e-mail de phishing disfarçado como legítimo, aumenta as chances de o destinatário clicar neste e-mail.
Nesse momento, o ransomware aproveita para instalar os seus vírus links ou nos seus arquivos.
Para que o vírus ganhe acesso aos servidores ou computadores, basta o usuário clicar no e-mail disfarçado, baixar um arquivo ou acessar um link, fazendo com que todos os dispositivos que estão conectados à rede recebam o ransomware.
Imediatamente após o contato, os ataques de malware os hackers criptografaram todos os arquivos e dados do usuário.
É quando o usuário percebe, que já existe uma notificação que os seus arquivos e dados estão presos, e serão mantidos pelos hackers como “reféns”, até que o pagamento seja realizado para resgatar todos os arquivos.
Caso o usuário realize o pagamento, o hacker fornece uma senha de desbloqueio para que os seus dados sejam desbloqueados. Mas, infelizmente não existe uma garantia que os arquivos sejam recuperados. Já que o hacker pode não fornecer a chave para que os dados sejam recuperados

O que fazer após receber um ataques de ransomware

Se o seu computador for da empresa ou residencial e acabar infectado por um ransomware, é necessário notificar imediatamente a empresa responsável pela segurança digital do seu empreendimento.
Agora, se a sua empresa não contar com uma equipe responsável na segurança dos seus computadores, é preciso procurar um especialista em segurança da informação, para que busque o último backup dos dados antes dos ataques ransomware.
Se o seu computador for um dispositivo doméstico, é necessário que desconecte imediatamente o seu aparelho da rede, isolando-o de todas as unidades externas (unidades USB ou discos rígidos) do computador infectado. Além disso, você deve imediatamente entrar em contato com um especialista em segurança de informação.
Para que você evite a perda dos seus arquivos e dados por ataques de ransomware, é de extrema importância que o seu programa de antivírus esteja atualizado, além de manter o backup de dados atualizado.
Esse tipo de providência facilita que os seus dados e arquivos infectados sejam recuperados com mais facilidade, inclusive para tomar a decisão caso haja necessidade de formatar o seu aparelho e eliminar todo o vírus.

Dados criptografados pelo malware precisa pagar o resgate

Os especialistas em segurança de sistema e computadores, inclusive a Microsoft, aconselham que os usuários não realizem o pagamento de resgate. Já que não há nenhuma garantia que você receba os seus arquivos de volta.
E os hackers ao receber o pagamento, acabam se sentindo incentivados a realizarem novos ataques.
Além disso, conforme for os ataques de ransomware, o problema pode ser solucionado usando apenas um programa de antivírus.
Algumas variações de malware instaladas no bloqueio de tela podem ser resolvidas sem que haja grande dificuldade, apenas com o antivírus.
Existem diversos recursos para fazer backup em vários computadores, fazendo com que o tempo de inatividade diminua, caso precise restaurar o sistema.
De modo geral, quando se trata de recuperar registros legais, comerciais ou médicos, fotos de família ou outro tipo de arquivos que não possuem backup. Nesse caso, cabe ao usuário decidir se ele vai ou não correr o risco de realizar o pagamento para resgatar os seus dados.
Em alguns casos, os criminosos chegam a desbloquear os arquivos após o pagamento de resgate.
Então, para que os seus dados e arquivos fiquem protegidos o melhor é manter os sistemas de backup sempre atualizados e funcionando.
Somos uma empresa especialista em sistemas de backup com replicação remota e recursos snapshot. Além disso, contamos com uma equipe especializada em armazenamento de dados com sistema SAN, DAS e NAS.
Por isso, traga até nós o seu projeto, representamos várias empresas no mercado, e possuímos várias soluções de armazenamento garantindo a sua proteção contra os ataques de ransomwares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.