Início » Como criar uma política de privacidade de dados?

Como criar uma política de privacidade de dados?

Como-criar-uma-politica-de-privacidade-de-dados
Você sabe como montar uma política de privacidade de dados? Afinal, ela é necessária para qualquer portal. Além disso, com a nova Lei Geral de Proteção de Dados é preciso cumprir uma série de obrigações para coletar informações dos usuários

Portanto, seja para coletar, armazenar, tratar ou compartilhar informações pessoais, de forma online ou não, é necessário uma permissão. Ter uma política que resguarda a sua empresa é essencial hoje em dia.

Neste post, vamos falar mais sobre a política de privacidade de dados e como você pode criar uma. Continue acompanhando e entenda melhor o assunto.

O que é uma política de privacidade de dados?

Antes de mostrar como montar esse documento, você sabe o que é uma política de privacidade de dados? Ela é o termo de segurança de um site, aplicativo ou outro provedor.

Em resumo, esse documento informa ao usuário do seu site todos os seus direitos. Bem como suas garantias, forma de uso, processamento e quais dados serão coletados.

Itens que não pode faltar em uma política de privacidade de dados de acordo com a LGPD

Antes de mostrar como montar uma política de privacidade de dados, veja o que não pode faltar nela. Isso para que o documento esteja de acordo com a LGPD.

Clareza e transparência
Quantas políticas de privacidade você já leu na vida? Provavelmente nenhuma ou poucas. Afinal, os termos usados neste documento costumam ser técnicos demais, dificultando a leitura do usuário.

De acordo com a GPEN, 85% das políticas de privacidade de dados falham ao repassar informações adequadas. Assim, elas não têm clareza ao passar para o usuário como serão usadas as suas informações. Além disso, 59% desses documentos são de difícil compressão. Há 43% delas que possuem interface inadequada e ⅓ coleta dados em excesso.

A LGPD obrigada as políticas de privacidade de dados a mudarem. Afinal, somente ter uma não é o suficiente. Portanto, é imprescindível que as informações sejam repassadas ao consumidor de forma clara. Ou seja, o documento deve ser transparente e de fácil compreensão.

Conteúdo
Não há nenhum padrão específico de conteúdo para uma política de privacidade de dados. Porém, há itens que são recomendáveis para que esse documento tenha uma boa construção:

● Dados gerais sobre a empresa;
● Informações sobre o tratamento de dados;
● Informar os dados que serão coletados;
● Onde os dados serão coletados;
● A finalidade dos dados;
● Onde esses dados ficarão armazenados;
● Qual o período que as informações ficarão armazenadas;
● Se há uso de cookies ou outras tecnologias;
● Se os dados serão compartilhados e com quem;
● Informações de medidas de segurança de dados adotadas;
● Exercícios de direitos;
● Orientação sobre como a empresa atende aos direitos dos usuários;
● Falar como o titular pode solicitar seus dados e exercer seus direitos;
● Informações do DPO, Data Protection Officer.


Essas são informações essenciais para sua política de privacidade de dados. Dessa forma, ela estará de acordo com a LGPD. Além disso, você pode usar ferramentas para auxiliar a criar esse documento.

Veja como criar uma política de privacidade de dados

Ao iniciar a criação da sua política de privacidade de dados, fale sobre a sua finalidade. Afinal, o seu visitante precisa saber como e qual a periodicidade de utilização de suas informações.

Veja as dicas abaixo de como montar esse documento para a sua empresa:

Responda todas as dúvidas dos usuários
Em uma política de privacidade de dados, é importante responder a todas as dúvidas dos visitantes. Saiba os itens que não podem faltar na sua:

● Falar em que páginas e/ou situações dos dados do visitante serão coletados;
● Informe quais os dados serão coletados (nome, e-mail, telefone e outros);
● Diga ao usuário se os dados serão coletados via cookies;
● Apresente a política de segurança do seu site;
● Fale sobre como funcionam os botões de compartilhamento das redes sociais.

Tenha uma política de privacidade de dados de acordo com o seu negócio
Se você possui um e-commerce, sua política de segurança de informações será diferente de uma rede social. Por isso, não copie e cole esse documento de outro lugar. Afinal, ele não é padrão.

Os dados coletados mudam de acordo com os modelos de negócio. Portanto, a sua política de privacidade de dados muda de acordo com a sua área de atuação.

Deixe bem claro qual a finalidade dos dados coletados
Explique para o seu usuário para onde irão os seus dados. Além disso, informe o que será feito com eles.

Se esses dados são repassados para terceiros, como fornecedores, informe também. Mostre quem são as pessoas ou empresas que têm acesso a essas informações.

Respeite a legislação da sua área de atuação
Para montar sua política de privacidade de dados, pesquise sobre o Código de Defesa do Consumidor. Afinal, você precisa saber sobre as leis que defendem o usuário e também a você, como empresa.

Além disso, pesquise sobre a legislação da sua área de atuação.

Colete sobre os dados necessários do seu usuário
De acordo com o Marco Civil da Internet, obter dados que não fazem sentido dentro de um modelo de negócio é algo inadequado. Então, colete somente os dados que forem necessários para o seu negócio.

Por exemplo, se você não precisa saber o CPF do seu cliente, não solicite. Afinal, nem todo negócio faz emissão de nota fiscal.

Conclusão

No momento de pensar na criação da política de privacidade de dados da sua empresa, veja se ela está sendo feita de forma clara. Afinal, o documento precisa ser transparente e conseguir passar a correta mensagem para o seu usuário.

Isso porque, além de ser um documento jurídico, ele é um instrumento que precisa ganhar a confiança do seu usuário. Afinal, é preciso que o seu cliente interaja com a sua marca.

Quanto mais clara for a sua política de privacidade de dados, melhor será para o seu site. Isso porque os usuários irão compreender o que está escrito e saberão a real utilidade das suas informações.

Gostou do conteúdo? Compartilhe essa informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *