Início » Como manter-se seguro ao realizar transações financeiras pela internet?

Como manter-se seguro ao realizar transações financeiras pela internet?

Como manter-se seguro ao realizar transações financeiras pela internet?
Você faz, com frequência, compras pela internet? Acessa, de maneira constante, os aplicativos de bancos? E, você sente-se seguro realizando operações financeiras no meio digital?

Não há dúvidas em relação às vantagens de efetuar transações online, sejam elas compras, transferências ou pagamentos. As mais novas medidas de isolamento social adotadas para combater a pandemia de Covid-19 só tornaram maior o índice de uso da tecnologia para essas finalidades.

Mas é muito necessário ficarmos alertas. De acordo com dados da ACI WorldWide, o índice de tentativas de golpes aumenta a cada dia, No mês de abril de 2019, a taxa de tentativas de fraude era de cerca de 3,8%. Já em abril do ano presente, essa taxa aumentou para 4,3%.

Por isso, trouxemos hoje um conteúdo repleto de dicas bastante preciosas para evitar armadilhas digitais perigosas. Preparado? Então, vem com a gente e confira todas as recomendações para transações efetivamente seguras!

Mantenha o antivírus ativo

Para garantir a segurança ao realizar qualquer ação na Internet, é bastante importante manter o seu software de antivírus ativo e sempre atualizado.

Para além disso, é fundamental informar-se sobre as recomendações de segurança da sua instituição financeira e instalar todos aqueles módulos suplementares disponibilizados para, dessa forma, assegurar a sua tranquilidade relacionada às suas movimentações.

Pesquise sobre seus aplicativos

A utilização de aplicativos, além de prática, é cotidiana para centenas de brasileiros. Existem, hoje, pessoas que baixam inúmeros aplicativos, para diversas finalidades, sem ao menos refletir seu uso.

Mas, é bastante importante salientar que não são todos os aplicativos confiáveis. Atente-se ao acessar aplicativos em seu celular ou computador e, por mais interessante que ele aparente ser, não esqueça de fazer pesquisas acerca de sua confiabilidade.

Cuidado com arquivos desconhecidos

Seja no seu aparelho celular ou computador, é substancial ter cuidado com todo e qualquer arquivo que receba e acesse. Jamais baixe, abra ou mesmo execute nenhum arquivo de gênese totalmente desconhecida.

Neles, podem haver vírus e muitas outras ameaças perigosas aos seus dados de transações financeiras, muitas dessas são invisíveis para usuários mas possibilitam ações invasivas de fraudadores.

Faça uso de cartões virtuais

Uma perfeita opção para aqueles que procuram realizar compras pela internet com muita segurança é o cartão virtual. É ele um cartão vinculado à sua conta de crédito, que pode ser usado apenas no meio digital de maneiras super flexível, sendo, geralmente, temporário. O cartão virtual apresenta um número e código de segurança bastante diferente dos cartões tradicionais, assegurando você de clonagens e outras ameaças.

Com poucos passos você mesmo pode gerar um cartão virtual, determinar um limite e também a validade do código do seu cartão, além de, claro, poder bloqueá-lo muito facilmente quando houver necessidade.

Atenção com links de redirecionamento

Outro conselho precioso para garantir a segurança de suas transações financeiras no meio digital é estar sempre atento aos links de redirecionamento. Neles, você, geralmente, quando clica vai parar em um site de origem bastante duvidosa onde te oferecem prêmios que, na verdade, são ameaças muito perigosas.

É claro que nem sempre acontece dessa forma, mas é fundamental que analisemos todos os links que clicamos. Evite ao máximo acessar site da instituição financeira em que você abriga sua conta por meio de um link de redirecionamento. Prefira, ao invés disso, buscar por si só o que deseja.

Curtiu o conteúdo e todas as dicas para manter sua plena segurança ao realizar transações financeiras pela internet? Se a resposta for positiva, então, não perca mais tempo e corra olhar os outros conteúdos e serviços da Norte Security, temos certeza que irá gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *