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Como montar o budget de cibersegurança de 2022

Como montar o budget de cibersegurança de 2022
Se você já esteve conectado a uma empresa já deve ter ouvido as pessoas falarem sobre budget, mas afinal o que é um budget?

O que é?

Budget é um termo da língua inglesa que traduzido significa orçamento. É regularmente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento, normalmente anual feito por uma empresa, onde, definindo um plano de contas, são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas.
O budget segue geralmente como um plano de base para o ponta pé das atividades produtivas. São traçados os objetivos de venda e atividades e ainda consegue fazer uma previsão das condições financeiras durante o período determinado, bem como um planejamento futuro. Tudo através de um plano pensado de acordo com o que a empresa quer como resultado.
Existem no mercado diversos softwares específicos para esse efeito, entre eles o popular Excel.

Passo a passo para fazer um Budget Empresarial

É necessário saber fazer o orçamento de forma eficiente e que reflita a verdadeira situação da empresa. Para não acabar esquecendo uma questão ou outra e acabar prejudicando o controle da saúde financeira da organização. Siga esse passo a passo.

1- Diagnóstico da empresa

Antes de fazer projeções, é preciso saber como está realmente a situação financeira da empresa. Reúna todas as informações importantes dessa área, considerando os últimos anos, e procure identificar todas problemáticas, oportunidades e necessidades. Tenha em mãos os seguintes dados:
Capital de giro / Dívidas da empresa / Média de vendas / Sazonalidade de vendas / Fluxo de caixa / Média de lucro / Tributação.
Organize bem todos essas informações em um documento de forma fácil de entender, colocando datas e dados necessários.

2- Defina os objetivos e metas

Agora que já se sabe como que sua saúde financeira da empresa está é possível pensar no futuro. Planeje como os números deverão estar daqui a um ano, por exemplo, como forma de incentivar o crescimento da organização. Porém, atente-se que essa previsão deve ser realista: não adianta colocar números que não correspondam ao desempenho da instituição, pois em vez de animar, metas consideradas inalcançáveis desmotivarão os colaboradores. 

3- Liste os gastos e demais despesas

Descubra todas as fontes que consomem o dinheiro da sua empresa. Você verá que são muitos os gastos e despesas. Tendo em mente esses dois passos, pode-se saber se a empresa está se “pagando” ou não. Mas isso não é o suficiente para um negócio que quer ser bem-sucedido.

4- Margem de contribuição

Ao conhecer seus gastos e receitas, é possível pensar em quanto serviço vendido deverá contribuir para que a empresa tenha lucro, e não somente pague suas contas. Isso deve ser feito de forma a englobar todos os canais de venda: desde lojas físicas a e-commerces.

5- Investimentos

Agora é a hora de colocar no papel – ou planilha e sistema – quais serão os investimentos que precisarão ser feitos para a empresa: novas máquinas; softwares; estratégias de marketing; inovações tecnológicas; reformas; entre outros.
Nessa etapa também é importante apontar qual será a fonte usada para pagar esses investimentos.

6- Carga Tributária

Considerando a realidade brasileira, os tributos têm grande peso nas contas das empresas. Por isso coloque todos os impostos aplicados à sua organização – sejam municipais, estaduais e/ou federais – no controle.
Nesse momento, é possível pedir ajuda a um contador para saber se o enquadramento tributário da sua empresa está correto ou se você não está pagando mais impostos do que deveria.

7- Projeção

Com todos esses dados coletados nos passos anteriores em mãos, é possível montar uma projeção financeira: quanto será a receita ou despesas da organização nos próximos meses? Leve em consideração fatores como capital de giro, investimentos e o crescimento esperado do negócio nessa simulação.
Assim como no caso das metas, procure fazer uma projeção realista: sem achar que de repente a empresa terá um lucro de 200% da noite para o dia, e sem qualquer tipo de investimento.

8- Análise dos resultados

Não basta definir o budget empresarial e não conferir o documento novamente. Apesar dele ser mais estático, é possível fazer sua revisão com o forecast, como dissemos.
Acompanhar esse processo ajuda a verificar se o orçamento está correto: as projeções estão sendo assertivas? Novas fontes de gastos ou receitas surgiram nesse meio tempo? Algum novo investimento precisa ser feito? Tudo isso ajuda o empreendedor a identificar falhas nesse processo que podem prejudicar (e muito!) a empresa.

Conclusão

O budget empresarial é um excelente instrumento para manter a recorrente estabilidade financeira. Ao seguir os passos que listamos com organização e disciplina, você terá maior controle sobre essa área, aumentando as chances da sua organização ter sucesso!
Claro que esse fator, por mais importante que seja, não é o único que conta nessa equação. É fundamental que o empreendedor esteja em contato com as novidades e boas práticas para implementá-las em sua empresa e conseguir se destacar da concorrência.
Alguns aspectos mostram que o cenário é bastante desafiador e realizar um inventario dos ativos ajuda nos primeiros passos para o planejamento do budget.
Saber onde investir ajuda muitas empresas a reduzir os custos, cabe avaliar no seu negócio o que é mais adequado aplicar. Para ter a segurança necessária faça:

– Testes recorrentes e avaliação de vulnerabilidades para garantir que todo o ambiente esteja sempre com as aplicações atualizadas, evitando riscos de intrusão;
– Ataques de estresse controlados para garantir alto desempenho e funcionamento de sistemas vitais à instituição;
– Assessment em políticas de segurança para garantir conformidade com todas as normas de segurança da HIPAA e ANS;
– Proteção para a borda da rede com Next Generation Firewall até a camada de aplicações com Web Application Firewall, para detectar e bloquear os tipos de ataques comuns e avançados;
– Ter um time especializado responder rapidamente a qualquer incidente que possa ocasionar danos;
Assim será mais fácil deixar seu Budget organizado e seguro.

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