Início » Depois de Americanas e Submarino, Shoptime também fica fora do ar!

Depois de Americanas e Submarino, Shoptime também fica fora do ar!

Depois-de-Americanas-e-Submarino-Shoptime-tambem-fica-fora-do-ar

Os sites das Americanas e do Submarino estão fora do ar desde o domingo (dia 20). Já o da Shoptime ficou fora do ar no início da tarde da segunda-feira (dia 21) 

Um dia antes da instabilidade, a americanas que é parceira do submarino e da shoptime afirmou ter detectado um “acesso não autorizado”. 

As páginas vinham enfrentando instabilidade deste o último sábado (dia 19), e logo a Americanas afirmou que “não havia evidência de comprometimento das bases da dados”. 

Até a manhã desta segunda, o site da Americanas e do Submarino se encontrava apenas o “erro de DNS”, Esta mensagem ocorre quando o servidor DNS não está respondendo pelo domínio em questão, sendo assim o domínio fica irrastreável e fora do ar. 

Um aviso em forma de banner só foi colocado no site da americanas e da submarino por volta do meio-dia desta segunda. Já o da shoptime no período da tarde. 

De acordo com o G1 o Thiago Auyb, especialista no desenvolvimento de ferramentas de segurança digital, avalia que “Algo que chama muita atenção é a dificuldade que eles [o time da Americanas S.A.] tiveram de subir uma página de aviso [nos sites, sobre a indisponibilidade]” “O que faz com que a gente presuma que a missão do time de segurança da Americanas é maior do que a velocidade com que eles conseguem lidar com a situação”, ele complementa 

De acordo com a Lei geral de proteção de dados (LGPD), todo e qualquer tipo de ataque aos dados pessoais dos usuários do site em questão devem ser notificados, tanto aos seus clientes quanto a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) “a ocorrência de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares”. 

Como ainda não foi afirmado ataque hacker os clientes dessa plataforma não devem ficar preocupados. A análise já ocorre pela própria empresa. 

Submarino

Aviso segurança submarino — Foto: Reprodução

americanas

Aviso segurança americanas — Foto: Reprodução

shoptime

Aviso segurança shoptime — Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.