Início » O que é EDR?

O que é EDR?

Você conhece Extended Detection and Response? Sabe como ele pode ser importante para a sua empresa?
Muitos empresários, quando são questionados, não sabem ao menos para que serve essa importante ferramenta.
Então, vamos mostrar o que é Extended Detection and Response e também quais as vantagens que ele pode trazer para a sua empresa.

Descobrindo o que é Extended Detection and Response

Podemos dizer que o Extended Detection and Response é uma plataforma, um produto ou até mesmo um serviço? A resposta é sim, ele é tudo isso e muito mais.
Ou seja, ele é como uma ferramenta que será implantada na sua empresa, onde você poderá administrá-la e operá-la.
De uma forma mais simples, podemos defini-lo como sendo uma plataforma onde ela faz a unificação de várias informações de diferentes produtos de segurança.
Desta forma, ele consegue automatizar e fazer a aceleração de detecção de ameaças e também já dar a resposta de uma forma rápida, coisa que outros sistemas de segurança isolados não conseguem realizar.
Só de já sabermos a definição do Extended já dá pra perceber a sua importância empresarial.
Então, abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre essa plataforma e também a sua importância e seus benefícios.

Conhecendo melhor como funciona o Extend Detection and Response

Como já sabemos, o Extend Detection and Response faz a incorporação de outras ferramentas de segurança, como firewalls, produtos de gerenciamento de ameaças, entre outros.
Além disso, ele é uma tecnologia que oferece vários tipos de serviços, alguns variam muito de fornecedor, mas geralmente ele inclui esses componentes que listamos abaixo.

– Um dos componentes são os sensores que fornecem telemetria de diferentes aspectos da infraestrutura de TI. Esses produtos podem ser já existentes, sendo protegido pelo endpoint ou firewall, ou componentes complementares, como um dispositivo virtual que você implanta em seu datacenter.

– Ele permite que você execute ações com pontos de imposição, ações essas que são remoção de malware ou bloqueio do tráfego de rede, além disso, existem sensores que seu funcionamento é como pontos de fiscalização.

– Outro Componente do Extended que ele é oferece uma plataforma de gerenciamento e análise, plataforma essa que é baseada no sistema de nuvem. Desta forma, ela é alinhada por enriquecimento de dados e automação, sendo mais rápido na detecção, investigação e na resposta.
Então, o Extended Detection and Response agrupa todos os componentes para que assim possa ter uma maior agilidade na hora de detectar ameaças e também na hora de responder essas ameaças.

Extended tem um gerenciamento fácil

Como podemos perceber, o Extended pode ser considerado como uma ferramenta mais nova e avançada de EDR.
De modo que, quando se trata de gerenciamento de infraestrutura de rede, ainda mais quando se trabalha com soluções pontuais, isso acaba sendo muito complexo para as equipes responsáveis pela segurança.
Então o Extended foi projetado com detecção e resposta automática para simplificar o gerenciamento de segurança das redes.
Desta forma, a Extended Detection and Response tem em toda a sua infraestrutura uma visibilidade de segurança, incluindo também infraestrutura de nuvem, endpoints e muitos outros.
Então, todo o gerenciamento de segurança e aplicações de políticas, fica tudo simplificado em apenas um painel de visibilidade.
Podemos dizer que o grande diferencial do Extended é a extensão de proteção que ele tem, pois ele pode englobar toda fonte de dado, e não somente a endpoint como muitos imaginam.
Desta forma, o Extended consegue interpretar vários dados mesmo sendo de origens distintas e consegue fazer análises muito mais completas sobre os incidentes.
De modo que, o Extended Detection and Response consegue ter acesso a informações de diversas fontes como por exemplo a endpoints gerenciados e os não-gerenciados.
Além disso, ele tem acesso também a impressoras, serviços de nuvem, tablets, câmeras e muitos outros dispositivos.
Então, ele consegue ter acesso a tudo que estiver conectado na sua infraestrutura, seja ela híbrida, nuvem ou até mesmo on-premise.

Extended tem uma segurança integrada

Podemos dizer que a integração da segurança é o foco principal do Extended, de modo que quando ele agrega dados de toda a empresa, ele tem o contexto necessário para fazer a detecção de ataques.
Além disso, essa ferramenta pode fazer aplicação de análise de diversos dados e também de inteligência de ameaças, podendo assim identificar possíveis tendências de ataques.
Quando ocorre a integração do Extended a carga de trabalho dos analistas de segurança automaticamente é reduzida, fazendo assim que eles consigam concentrar seus esforços em outras tarefas.
E como já falamos o Extended tem uma resposta automática quando o seu sistema é atacado ou quando ele identifica ameaças.
Com o Extended Detection and Response é possível fazer tomadas de decisões preventivas para evitar que conteúdos de categorias suspeitas cheguem ao sistema.

A importância empresarial do Extended Detection and Response

Podemos dizer que ele é muito importante para uma empresa, pois além de proteger seus dados ele ajuda no gerenciamento de diversas ferramentas de proteção.
Fazendo análises inteligentes de dados e também dando respostas instantâneas quando se tem alguma detecção de ataque.
Desta forma, com esse sistema de união entre outras ferramentas ele faz um serviço que dificilmente um sistema de segurança sozinho conseguiria.
Então, se você quer eficiência e proteção, a melhor escolha é começar a utilizar o Extended Detection and Response agora mesmo na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *