Início » O que é SD-WAN?

O que é SD-WAN?

O que é SD-WAN?

SD-WAN (Software – Defined Wide Area Network) é uma abordagem onde são controladas as definições de tráfego por software criando uma sobreposição virtual permitindo a conectividade nas redes de WAN. O SD-WAN visa separar os serviços do plano de controle e do plano de dados.

As soluções de WAN defendidas pela Norte oferecem conectividade consistente. O uso do SD-WAN resulta em uma significativa diminuição nos custos e otimização de tempo e facilidade no gerenciamento.

SD-WAN tornou-se crucial para que negócios conseguissem adotar novas tecnologias no ambiente corporativo sem que isso implicasse em problemas de performance. Soluções como a Internet das Coisas, o Big Data e a computação na nuvem tornaram a infraestrutura de TI complexa e geraram a necessidade de ter conexões de alta capacidade. Com a SD-WAN conseguimos manter as conexões de rede prontas para lidar com um alto fluxo de informações.

Por que SD-WAN?
SD-WAN não visa substituir tecnologias ou equipamentos de rede, mas adicionar uma nova possibilidade de gerenciamento onde utilizam diferentes tecnologias de conexão (link dedicado, MPLS, ADSL, 3G, satélite, 4G, etc) de forma simplificada. Essas diferentes tecnologias de link apresentam valores significativamente distintos e, dependendo da finalidade, podem ser substituídas ou mescladas para atender o objetivo desejado.

Benefícios do SD-WAN

Flexibilidade
As redes SD-WAN trazem mais flexibilidade para as políticas de gestão de TI. O gestor pode configurar vários links ao mesmo tempo, reduzindo o tempo necessário para disponibilizar recursos ao usuário e tornando os processos de governança de TI mais simples.

Simplifique a rede da sua filial
Provisione as filiais de modo mais rápido com uma implantação automatizada sem intervenção humana, fácil de configurar e com ferramentas de solução de problemas centralizadas. Implante os serviços de rede no perímetro da filial, na nuvem ou nos data centers.

Otimize o desempenho dos aplicativos
Otimize o desempenho dos aplicativos por meio de links híbridos ou de Internet com acesso direto e seguro a aplicativos corporativos e em nuvem. A SD-WAN proporciona monitoramento e visibilidade consolidados dos vários links de rede remota e provedores de serviços.

Tornar sua filial mais ágil
Permita que vários links, dispositivos e serviços coexistam e interoperem com as soluções em vigor. As APIs permitem a integração em vários sistemas de gerenciamento e relatórios.

Reduzir custos
Estabeleça a rede remota híbrida com facilidade e fortaleça as filiais com largura de banda comum como uma rede remota de nível empresarial. Reduza os custos de fornecimento de hardware com opções de implantação, como dispositivos de VM comerciais, máquinas virtuais em um roteador com base em x86 existente ou um dispositivo SD-WAN Edge.

Quais as vantagens?
Simplificar as definições de tráfego com maior foco no negócio;
Possibilidade de uso de links com tecnologias distintas, visando redução de custos;
Maior taxa de aproveitamento em operações com múltiplos links;
Utilização mais seletiva das conexões gerando um melhor desempenho de banda para aplicações essenciais ao negócio;

Quer saber mais sobre como o SD-WAN pode ser útil na sua empresa? Não deixe de falar com um especialista da Norte Security

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *