Início » On-premise ou Cloud: Qual a melhor solução de email

On-premise ou Cloud: Qual a melhor solução de email

On-premise ou Cloud: Qual a melhor solução de email
Você, que trabalha seja com que for, com certeza, precisa do seu e-mail pois ele é fundamental para você receber e enviar mensagens e notificações. Mas na hora de criar uma conta qual pode ser a melhor saída: On-premises ou Cloud? Hoje, nós vamos mergulhar a fundo em cada um deles, descobrir suas particularidades e especificidades, e saber qual o melhor para você.

Apesar de novos dispositivos de mensagem como What’sApp, o e-mail ainda é o preferido, quando se trata de ter mais eficiência e até mesmo formalidade em enviar e receber mensagens. Por isso, as empresas e pessoas não abrem mão de ter sua conta de e-mail, seja para mensagens corporativas ou como uma ação de marketing.

Por isso, para você que trabalha ou envia informações importantes por e-mail é importante que você esteja protegido contra os perigos da internet. Então hoje vamos ver qual a melhor solução em servidores de e-mail On-premise ou Cloud.

Entendendo a proposta de cada um

É importante ressaltar que cada um tem uma proposta diferente, afinal ambos são diferentes. É necessário saber o que você precisa para conseguir pontuar qual pode ser o melhor para você. Mas é preciso dizer que, nestes casos, não existe um certo ou errado, cada um apresenta uma proposta diferente, e pode ser útil para determinada empresa.

Por isso vamos ver o que oferece os servidores tanto o On-premises quanto o Cloud:

● On-premise: Em geral, ele oferece um serviço que necessita de reparos constantes. Assim, é necessário ter uma equipe de TI para sempre realizar manutenção constante de possíveis problemas. Com isso, o custo-benefício pode ser um pouco elevado, mas em compensação muitos os colocam como uma maneira mais segura de se guardar os dados. Uma vez que seu hardware é uma estrutura física e é administrado pela empresa.

● Cloud: Como seu próprio nome diz, a nuvem permite que tudo seja guardado em uma memória interna, sem a necessidade de hardware. Com isso, suas manutenções são todas feitas pelo servidor, tendo ele apenas o custo de sua assinatura. Mas a principal reclamação fica por conta da segurança, uma vez que ele está muito sujeito à invasão de hackers.

Portanto, podemos ver que ambos têm uma proposta bem diferenciada. Um se dispõe a oferecer mais segurança em estrutura física, e o outro, maior praticidade em uma estrutura digital. Cada um é mais indicado para determinado tipo de empresa, e em alguns casos até usar os dois.

Agora que vimos um pouco melhor a proposta de cada um, vamos ver quais são seus prós e contras do On-premise e Cloud.

Prós e contras do On-premise e Cloud

Já nas propostas, podemos ver que cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Mas agora vamos mergulhar a fundo nos prós e contras tanto do On-premises quanto do Cloud. E vamos ver qual pode ser o melhor para você ou sua empresa:

On premises

Prós
● Seu hardware físico evita quedas do sistema, e as mesmas podem ser resolvidas com mais facilidade.

● Maior facilidade em ser administrado, podendo levar pouco tempo em manutenções preventivas.

Contras
● Maior custo para realizar a manutenção, necessitando de um espaço físico e uma equipe para realizar a manutenção.

● Necessidade de uma infraestrutura para manter o hardware, essa infraestrutura exige ar-condicionado e uma boa disponibilidade de espaço físico.

Cloud Prós
● Oferece maior custo-benefício, sendo o único gasto o valor da assinatura.

● É uma solução mais flexível em relação ao seu concorrente, podendo ser usada em qualquer lugar, não se limitando apenas às empresas.

Contras
● Está sujeito a quedas dos sistemas, e essas quedas podem levar muito tempo, uma vez que a manutenção é realizada externamente.

● Sujeito a invasão de hackers, e vazamento de dados.

Esses são apenas alguns dos pontos a serem levados em consideração, mas existem muito mais vantagens e desvantagens a respeito, que vamos até comentar mais adiante. Portanto cabe a você escolher em qual proposta sua empresa se encaixa melhor.

Qual a melhor solução On-premise ou Cloud

Como podemos ver, cada um possui sua particularidade, embora não seja muito difícil cravar qual o melhor, é preciso lembrar que cada um deles apresentam propostas diferentes e são indicados para empresas e públicos diferentes.

Em relação ao melhor custo-benefício, com certeza, a Cloud é a melhor opção, isso porque ela oferece melhor preço e nenhuma necessidade de manutenção. Além de maior capacidade de memória e, até mesmo, a segurança oferecida pode ser um diferencial.

E isso tudo mais o fato de não haver necessidade de se montar uma infraestrutura para abrigar o Hardware, fazem dele uma opção melhor. Afinal, a Cloud pode ser usada na empresa e em qualquer lugar. Sem a necessidade de dispor uma sala apenas para o equipamento de informática.

Por isso, a melhor solução à primeira vista entre On-premises ou Cloud, é a Cloud. Mas tudo vai depender de qual objetivo e quais dados serão armazenados.

Conclusão

Depois de tudo o que apresentamos, você pode decidir qual a melhor opção para você e sua empresa.

Tanto On-premise ou Cloud são opções bastante viáveis, porém muito deve ser avaliado antes de serem consumidos. Se sua empresa é bem grande e tem muitos dados sigilosos é mais fácil apostar no On-premises, para evitar que dados sejam vazados. Mas se você tem uma pequena empresa e apenas quer uma solução com maior praticidade, a Cloud é a melhor solução.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas e possa colocá-las em prática. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *