• Infoprotect

5 maiores tendências de tecnologia para o setor bancário em 2021

Em primeiro lugar, quando falamos de tecnologia no setor bancário, é comum que as pessoas associem o termo tecnologia aos robôs. Porém, esse termo vai muito além dessa visão. É preciso entender como a tecnologia pode beneficiar a todos, e revolucionar o setor bancário.

Antes de mais nada, quando falamos em tecnologia, entendemos que uma mudança, ou nova tendência, vem para melhorar! Seja para agilizar, tanto quanto para tornar um processo mais fácil. Afinal, hoje em dia queremos que tudo seja mais eficiente e rápido, não é mesmo?

A tecnologia está aí para nos ajudar. E como resultado, torna o nosso dia a dia mais produtivo! Mas como a tecnologia no setor bancário vai ser daqui para frente? Nesse artigo vamos conhecer as 5 tendências desse mercado, e dessa forma, compreender quais os seus benefícios!


Por que a tecnologia no setor bancário é importante?


Todas as vezes que ouvimos falar de alguma novidade no setor bancário, sabemos que a tendência é melhorar o serviço. Pelo menos, é isso o esperado!


E muitas mudanças ocorreram nos últimos anos. Constantemente, os bancos vêm buscando melhorias para atrair e manter os seus clientes!


Se você quer entender melhor do porquê a tecnologia é importante para esse setor, vale conhecer os seus benefícios! Em seguida, apresentamos uma lista com os benefícios que a tecnologia nos proporciona.


Processos mais fáceis: Com a tecnologia, a forma de lidar com transações financeiras está ficando cada vez mais simples! Afinal, o banco que dificulta esse processo, tem maiores chances de perder clientes!


Segurança: A tecnologia no setor bancário melhorou e muito a segurança de dados. Ainda mais, com o fácil acesso a internet, as pessoas estão fazendo mais transações por celulares ou computador. Portanto, estamos cada vez mais seguros em relação aos nossos dados!


Acessibilidade: O avanço na tecnologia possibilitou uma maior acessibilidade a todos. Não só em termos digitais, mas também, melhorando o atendimento. Por exemplo: Um melhor atendimento para deficientes via telefone ou chat.


Agilidade: Você já imaginou há anos que conseguiria pagar contas, ou receber seu pagamento em instantes? Hoje em dia, é mais fácil e rápido pedir empréstimo, cartão, ou resolver pequenos problemas.


Conforto: Por fim, mas não menos importante, hoje conseguimos fazer tudo com conforto. Estamos indo cada vez menos nos bancos, e realizando tudo pelo celular ou computador!


Conheça as 5 tendências de tecnologia no setor bancário em 2021!


Agora, que podemos entender melhor sobre os benefícios da tecnologia no setor bancário, vamos conhecer o que vem por aí! O ano de 2021 vem com muitas novidades, e é preciso estarmos atentos!


Muitas pessoas dizem que é preciso observar o que especialistas recomendam, ou acham que vai ser tendência! Mas uma forma de saber dessas novidades, é observar onde as instituições financeiras estão investindo!


Por exemplo: Desde que o Nubank inovou com a conta digital, mais e mais bancos investiram nesse modelo. Ou seja, as outras instituições perceberam essa tendência e apostaram nela! O que vem dando certo até agora!


Vejamos agora o que será tendência em tecnologia em 2021, e quais são os seus diferenciais!


1. Contas digitais.


Ok, você deve estar pensando: “Sério que a conta digital é uma tendência esse ano?”. E a resposta é sim! Embora, ela não seja uma novidade para muitos, ela está em crescimento! Ou seja, mais e mais pessoas estão aderindo a esse modelo de conta!


E por que isso acontece? Temos por exemplo, os benefícios que comentamos nos tópicos anteriores:


● Agilidade;

● Conforto;

● Segurança


As pessoas buscam por um serviço mais descomplicado. E muitos bancos digitais oferecem isso. E afinal, quem não quer poder resolver tudo no máximo conforto, se for em casa, melhor ainda!


2. Colaboração digital em vídeo.


Nos últimos anos, a colaboração em vídeo estava crescendo, porém, devido à pandemia, ela se fez presente em muitos escritórios. Estamos falando aqui, em como as ferramentas de colaboração digital em vídeo tem ajudado.


Nesse sentido, é preciso entender que essa tendência não vem só para reduzir custos. Mas também, faz com que a organização fique mais ágil e torne os processos mais eficientes.


No ano de 2020, apenas 20% das instituições financeiras haviam implementado esses tipos de ferramentas. Contudo, no ano de 2021, 1 em cada 4 instituições planejam investir nessa tecnologia pela primeira vez!


3. API – Interface de Programação de Aplicação.


Primeiramente, vamos entender o que é API: É um conjunto de comandos, protocolos e funções que programadores usam. E eles usam para poder usar e criar softwares ou interagir com sistemas externos.


Todas as vezes que você utiliza o Uber, faz um pedido no Ifood ou até mesmo usa a barra de pesquisa no seu Internet Banking, o API está presente!


E por que isso é uma tendência para os bancos? Sabemos que uma em cada quatro instituições planejam novos investimentos nesse quesito. E tem como principal foco, ter uma melhor eficiência, custo e velocidade!


4. Transferência entre pessoas físicas (P2P).


De acordo com uma pesquisa de consumidores da Cornerstone, 40% dos norte-americanos que possuem smartphone utilizam o Paypal. E por meio do aplicativo, fazem pagamento P2P toda semana!


O crescimento de transferências entre pessoas físicas chamou a atenção das instituições financeiras. Para 2021, essas instituições planejam selecionar uma ferramenta P2P nova ou substituta!

Porém, ferramentas de P2P não são só vantagens. Acontece, que as pessoas usam aplicativos diferentes. E isso pode variar de acordo com quem estão pagando, ou por quem são pagos!


5. Machine Learning e inteligência artificial.


Falando em tecnologia no setor bancário, não se pode deixar de lado o machine learning. Tanto quanto grandes instituições, bem como as fintechs, estão investindo cada vez mais na inteligência artificial!


Ambas estão presentes nas instituições financeiras há muito tempo. Porém, a tendência nos investimentos nessa área vai crescer! Essas tecnologias ajudam a melhorar as necessidades dos clientes, e desse modo, a oferecer produtos e serviços melhores!

Além disso, contribuem de forma eficiente a combater fraudes, e a oferecer uma maior segurança ao usuário!


Em muitos países tem-se exigido mais esforço dos bancos no combate ao crime! E, portanto, mais instituições financeiras focam seus investimentos nessa área, para garantir uma maior segurança!


Nesse artigo citamos as 5 melhores tendências, porém, existem outras mais! Vale sempre ressaltar acompanhar o setor, para que assim você esteja sempre por dentro das novidades! Com essas mudanças, quem sai ganhando é o consumidor!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png