• Infoprotect

Benefícios do antivírus endpoint

Segurança na internet é muito importante, e o antivírus endpoint é uma ótima opção para garantir que seus dados fiquem seguros. Contudo, poucas pessoas e empresas utilizam esse tipo de proteção, e ficam vulneráveis a ataques de hackers, sofrendo grandes prejuízos.


Quando se fala em antivírus, é comum as pessoas pensarem que isso é um gasto a mais. No entanto, é preciso mudar esse pensamento, pois não é um gasto, e sim, uma garantia. Quanto mais protegido, melhor para você e sua empresa.


Nesse artigo, você encontrará informações importantes sobre o antivírus endpoint. Então veja como ele funciona e quais benefícios ele oferece!


O que é o antivírus endpoint?


O endpoint (significa ponto final ou de extremidade) é um tipo de software de sistema de proteção. Ele contém recursos, e estes vão trabalhar para proteger a sua rede, informações digitais e seus equipamentos.


Suas soluções vão detectar, prever e responder a infiltrações, ataques de malwares e outros tipos de programas com más intenções. Ou seja, esse tipo de proteção tem como função ser uma plataforma de defesa virtual.


Em se tratando do antivírus endpoint, a segurança não ficará somente em desktop. A proteção abrange laptops, smartphones, impressoras ou quaisquer dispositivos que se conectam com a rede de informações de uma empresa.


O sistema de segurança de endpoint vai avaliar cada arquivo, em uma análise rápida e constante. Essa é uma ferramenta muito importante, e que toda empresa precisa ter.


Veja como ele funciona


Essa ferramenta de segurança funciona de modo que execute processos de prevenção de intrusões e explorações. Além disso, ela vai atuar juntamente com o firewall para garantir uma maior segurança!


Esse sistema de segurança vai focar especialmente em conexões em servidores e outros endpoints de uma determinada empresa. Trabalhando para que seja feita a proteção contra invasões que podem ocorrer por meios deles.


O interessante desse tipo de proteção, é que ela pode convergir recursos de:


● anti-spyware;

● antivírus;

● firewall;

● monitoramento e controle de aplicativos;

● E muito mais.


Além desse trabalho, ela vai funcionar desenvolvendo e aplicando normas para fazer nós nas extremidades. Isso mesmo, dessa forma ele vai conseguir identificar dados e informações importantes e confidenciais, e assim, criptografá-las.


Outro fator importante sobre o seu funcionamento, e que é muito interessante, é que ele pode bloquear cópias de arquivos. Além disso, ele bloqueia também compartilhamentos, transferências de arquivos ou até mesmo, informações específicas.


Esse é um sistema de segurança fundamental para todas as empresas, e que vale a pena ter. Sem esse tipo de proteção, seus dados ficam vulneráveis e sujeitos a ataques cibernéticos.


Quais são os seus benefícios?


Quando se trata de segurança cibernética, o antivírus endpoint é de confiança. Ele oferece muitos benefícios que vão além da segurança. Veja quais são esses benefícios.


1. Ele é de fácil instalação


Quando estamos falando de instalação de um antivírus é comum achar que é algo complicado. Contudo, é mais simples do que se imagina. Basta apenas instalar e configurar o servidor central, assim ele vai poder fazer a segurança da rede.


Depois da instalação, todos os dispositivos só poderão acessar a rede a partir da instalação que o cliente fizer nos dispositivos.


2. Redução de custos


Quando se trata de antivírus, é preciso ter a visão de que ele vai evitar problemas futuros. Assim, você não vai precisar arcar com custos altos para solucionar problemas.


Além disso, com esse sistema de proteção, ao invés de investir em componentes separados, você reúne todos os componentes necessários, tornando-se assim, um só conjunto - o que é muito melhor no quesito financeiro.


1. Realiza bloqueio de ações indesejadas


Frequentemente, acontecem ações indesejadas no ambiente de uma empresa. Às vezes, pode ser intencional ou não, contudo, a empresa precisa estar preparada e prevenida.

O antivírus endpoint ajuda a garantir a proteção para que não ocorra o plugue de dispositivos internos em estações de trabalho.


Com certeza, você já deve ter visto isso em algum lugar, já que muitas empresas usam essa política de segurança.


2. Administração centralizada


Outro benefício muito importante, é que com o endpoint, é possível centralizar a rede a partir do sistema gerenciador. Dessa maneira, o gerente de TI da sua empresa, ou terceirizado, se torna o administrador do servidor endpoint. Deixando tudo mais fácil e prático!


Para que o antivírus endpoint deve ser usado?


Esse sistema é indicado para todos os tipos de empresa, principalmente para aquelas organizações que possuem amplo tráfego de:


● Arquivos;

● E-mail;

● E internet.


Esses são pontos que precisam de uma grande proteção e que são sujeitos a ataques e roubos de informações. Além disso, ele é muito importante para os tipos de organizações que possuem muitos colaboradores.


Neste caso, os colaboradores têm acesso diário às informações, e por isso, é preciso ter o controle do acesso. Como já comentado, essa é uma forma importante de segurança.


Como abordado no tópico anterior, esse tipo de sistema de segurança é muito vantajoso. Sendo assim, é importante que as empresas entendam da importância que esse tipo de antivírus possui para garantir segurança a dados importantes.


Motivos para utilizar o endpoint


Se você tem uma empresa e quer garantir a segurança das suas informações e equipamentos, precisa ter um antivírus. Existem muitos no mercado, contudo, é preciso escolher um que ofereça uma segurança completa.


Com o endpoint, você tem essa segurança, e certeza de que está fazendo o melhor para o seu negócio. É sempre importante ressaltar que este não é um gasto a mais no seu orçamento.


Será no futuro, caso você não seja precavido e espere que um ataque aconteça e seus dados sejam roubados!


Como adotar o antivírus endpoint?


Para implementar esse tipo de sistema de segurança na sua empresa, não é possível comprar em uma loja de informática. Para isso, será preciso procurar uma desenvolvedora de confiança que entregue essa ferramenta.


Além de oferecer um antivírus endpoint completo, é preciso que a desenvolvedora forneça suporte para a sua implementação. Então, ao pesquisar por empresas que trabalham com esse tipo de ferramenta, veja o que eles oferecem.


Por fim, a desenvolvedora ajuda a planejar de forma correta a transição do antivírus que sua empresa já possui. Assim, com a transição para o endpoint sua empresa não encontrará problemas e ficará totalmente protegida!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png