• Infoprotect

Cibersegurança para a indústria

A cibersegurança na indústria vem crescendo cada vez mais, pois ela é utilizada para proteger os servidores e computadores dos ataques externos pelos hackers.Assim como os dispositivos móveis, sistemas eletrônicos e as redes de dados contra todos os ataques maldosos.


Também é muito conhecida também por segurança da tecnologia da informação ou até de segurança de informações eletrônicas.


Desta forma, cibersegurança é cuidado pelos especialistas, que sabem fazer o manuseio de firewall, criptografia de dados e os sistemas de detecção dos comportamentos estranhos encontrados na rede.


Cibersegurança na indústria


A cibersegurança na indústria é fundamental para os negócios, para que possa manejar os sistemas conseguindo detectar os vírus spywares, os hackers e outras ameaças online. Além disso, este trabalho de defesa é necessário para todos os negócios.


As defesas cibernéticas possuem uma complexidade dentro dos ambientes corporativos. Uma vez que é possível ter lacunas para riscos de novas fraudes.


Desse modo, é considerada a proteção das informações que devem ser processadas, transportadas e armazenadas pelos sistemas que estão interligados as empresas. Ou seja, é uma segurança do espaço virtual de extrema importância para todos os negócios, pois bloqueia as ameaças digitais.


Cibersegurança e a diversidade dentro da corporativa


Existem dois cenários diferentes que são encontrados dentro da cibersegurança na indústria.


Primeiro cenário encontrado foi à organização assumir que a proteção contra a fraude age de forma pontual. Uma pesquisa realizada pelo Gartner aponta que 60% dos varejistas do e-commerce irão implantar agora em 2021 alguma tecnologia de prevenção às fraudes, seja ela durante ou após algum ataque.


Isso mostra que, na maioria das vezes, os negócios acabam agindo somente quando chega à crise, para poder tomar alguma providência emergencial.


Desta forma, conseguir voltar às operações normais assim que os problemas são contornados. Mas a maior vantagem ao utilizar esse tipo de estratégia é que ela traz soluções abrangentes e efetivas.


No segundo cenário há uma contradição apresentada entre os executivos responsáveis por toda segurança das grandes empresas que eles acreditam que de fato, isso pode acontecer na prática.


De acordo com uma pesquisa realizada pela SafeNet, os empresários acreditam que as suas empresas estão sempre seguras contra os ataques cibernéticos. A pesquisa apontou que em torno de 75% dos profissionais da área são confiantes nas suas estratégias de segurança.


A pesquisa afirma que os ataques são em torno de 106 ao ano e que a cada 3 ataques, um deles conseguem ultrapassar as barreiras de proteção, assim, violando a segurança de dados encontrada na empresa.


Desta forma, a contradição que existe entre a confiança dos executivos e toda a realidade das organizações sofridas com os ataques, demonstra que existem alguns problemas dentro do ambiente corporativo.


Na maioria das vezes, a estratégia de cibersegurança na indústria que é colocada em prática não protege por inteiro as informações das empresas, com isso, leva a perda de dados e com valores significativos.


Cibersegurança


Existem algumas medidas para auxiliar o profissional a remodelar a abordagem e conseguir colocar as ações em prática, de uma forma mais segura e eficaz de cibersegurança na indústria. Veja abaixo 4 medidas:


1-Todo sucesso da cibersegurança na indústria

O primeiro passo diz muito a respeito da reestruturação que a indústria tem em relação à cibersegurança. Apesar das organizações apresentarem clareza de como devem prosseguir para ter uma gestão de risco, ainda existem falhas sobre os programas de segurança na hora de identificar e bloquear os ataques.


São realizadas algumas perguntas a fim de ajudar no nas análises e trabalho para a redefinição das estratégias dentro da segurança de dados, para chegar a uma definição de sucesso sobre a cibersegurança de toda a organização.


Veja alguns exemplos: existe alguma técnica ou ferramenta que consegue responder e reagir a um ataque que foi direcionado? Quando acontecem os ataques, como eles podem afetar os negócios de toda a organização?


Esses questionamentos podem auxiliar na hora de implementar a estratégia de segurança de dados dentro da indústria.


2-Cibersegurança proteção utilizada de dentro para fora


É muito comum encontrar nas indústrias algumas práticas que conseguem segmentar todo o acesso interno das informações. Entre elas, aquela que é considerada mais importante é a forma de controle em relação a todas as ações que os colaboradores registram por toda a rede.


Essas medidas adotadas, no entanto, não são capazes de garantir o sucesso dentro do ambiente corporativo com a cibersegurança.


Para proteger todas as informações, é necessário implantar os processos tecnológicos, e a conscientização das pessoas das organizações para que as informações de todos os clientes.


Como as estratégias de ações e o conhecimento operacional podem ser tratadas todos conforme as políticas e as normas da corporação. Para isso, é necessário trabalhar e difundir na indústria a cultura da gestão baseada nos riscos, sendo fundamental para que a proteção das informações seja mais eficiente e consiga atender todas as expectativas dos seus executivos.


É necessário que os gestores de riscos, especialistas e auditores em controle interno e os seus diretores, sejam aptos no assunto. Mas se não forem capacitados, é melhor contar com uma equipe que seja comprometida nos princípios éticos e adotar uma boa auditoria interna, com agentes especializados em monitoramento são passos de extrema importância para todo o seu processo.


3-Testar a capacidade e segurança da sua indústria


É essencial realizar testes que simulam os ataques de hackers, para que toda a organização consiga realizar uma avaliação da sua capacidade de defesa diante todas as ameaças externas. Desta forma, é possível ter uma visão estratégica de cibersegurança na indústria se é eficaz e se tem o retorno rápido com as respostas dadas diante os ataques.


4-Tornar a cibersegurança na indústria como objetivo coletivo


A cibersegurança na indústria é um dos assuntos que precisa ter uma atenção maior dos executivos, estando entre todas as prioridades das ações entre os profissionais da área. Pois um ataque pode lavar prejuízo extremamente alto, tanto financeiros como intelectual.


Desta forma, os colaboradores têm um papel importante nas descobertas e na inibição dos ataques. Sendo assim eles representam em primeiro lugar a defesa da organização.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png