Cloud Computing: devo migrar tudo de uma vez?

Muitas pessoas não sabem como migrar para o Cloud Computing, e muito menos se devem fazer isso tudo de uma vez ou não. De modo que, muitos não sabem a importância e nem os benefícios que a migração traz para sua empresa. Portanto, estamos aqui para ajudar você a migrar para o Cloud Computing e tirar todas as suas dúvidas.

O que é Cloud Computing?

A Cloud Computing, também conhecido como computador em nuvens,  é uma tecnologia em que você pode armazenar diversas informações, programas, entre outros recursos. 

Desta forma, o usuário pode acessar todos os dados armazenados por qualquer computador, tablet ou até mesmo usando o celular. 

O Cloud Computing faz parte da nossa vida e, muitas vezes, nem percebemos, pois se você já assistiu um filme na Netflix ou ouviu uma música no Spotify, você teve acesso a dados da computação em nuvem. 

De modo que, nesses serviços citados acima, não é preciso de um servidor para acessá-los e sim ter conexão com internet, porque estão todos armazenados na nuvem.  

Você sabe como funciona o Cloud Computing?

O sistema Cloud Computing funciona da seguinte maneira: é usado um servidor remoto para conectar os dispositivos dos usuários. 

Então, nesse servidor fica armazenado todos os programas e dados necessários. Desta forma, é possível acessá-los de qualquer lugar do mundo que tenha internet.  

Para realizar o armazenamento em nuvem existem três tipos: a nuvem pública, privada e híbrida. 

Assim, se você tem uma empresa e que começar a migrar para esse serviço, você deve analisar e ver qual das três opções é melhor para seu tipo de negócio. 

A importância de migrar para o Cloud Computing

Uma das dúvidas mais comuns que surgem quando se fala em computação em nuvem, é a pergunta se realmente é  importante fazer essa migração. 

Entre as coisas mais importantes, podemos citar a redução de custo com a transformação digital e o aumento da eficiência da infraestrutura. 

Então, certamente realizar essa migração é muito importante, por isso separamos mais alguns motivos para convencer você disso. 

Um dos motivos para migrar para o Cloud Computing é a questão da organização

Como você vai realizar o armazenamento em Cloud, isso possibilita que você tenha maior organização dos dados de sua empresa. 

Além disso, esse tipo de serviço permite que você deixe cada tipo de documento separado por arquivos como texto, vídeo e áudio. 

Maior Portabilidade

Quando você escolhe fazer essa migração como você já viu, você tem acesso aos seus dados através de qualquer dispositivo e onde você estiver. 

Então, você vai ter uma maior portabilidade ao contrário de que se as informações estivessem em servidores próprios, pois aí poderiam ser acessados somente no local.  

Desta forma, realizando a migração, você tem mais liberdade e controle para trabalhar. 

Diminuição de riscos

Quando você escolhe os serviços de migração, as empresas que fornecem esse tipo de serviço sempre fazem manutenção de segurança de seus dados. 

É uma vantagem muito boa porque você não precisa se preocupar em ficar realizando a  atualização dos dados. 

Além disso, esse tipo de armazenamento impede que seus dados sejam alterados ou até mesmo perdidos por algum tipo de falha. 

Ou seja, essa diminuição de risco faz com que migrar para a Cloud Computing seja algo muito seguro. 

Redução de custos

Quando você realiza a migração dos ambientes de TI para o Cloud Computing você não precisa mais de uma estrutura própria, isso faz com que seus custos sejam diminuídos. 

De modo que, você não terá mais gastos com outros armazenamentos de dados, impressão e até mesmo mão de obra. 

Serviço personalizado

Quando você faz essa migração, os serviços em nuvem são personalizados de acordo com as necessidades de sua empresa. 

De modo que, agora você já sabe que migrar para o Cloud Computing é algo muito importante para sua empresa. 

Precisamos responder àquelas perguntas que são dúvidas de muita gente, quando deve migrar? Deve migrar tudo de uma vez? Então é essas respostas que iremos encontrar logo abaixo. 

Qual a hora certa de migrar para o Cloud Computing?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, e que muitas vezes acabam deixando elas meio perdidas quando o assunto é a hora ideal para migrar. 

Um dos passos mais importantes antes de realizar a migração, é saber realmente quais são as necessidades de sua empresa, assim fica mais fácil na hora de  tomar decisões. 

Outro ponto fundamental é analisar o custo-benefício, você precisa saber quanto você vai investir e quanto irá ter de benefício. 

Então, você fazendo essas análises, e tendo consciência de todos os benefícios você poderá chegar à conclusão de quando será o momento certo para migrar. 

Devo migrar para o Cloud Computing tudo de uma vez?

A maioria dos especialistas em migração indicam que o mais certo é migrar aos poucos uma coisa de cada vez. 

Contudo, isso pode variar porque vai depender muito de como é o seu projeto, mas na maioria das vezes, a migração por partes é a melhor. 

Então, para que você chegue à essa conclusão é preciso fazer algumas análises, como por exemplo, qual é a razão da migração? Por motivos de agilidade, gestão, economia? 

Essas e outras perguntas você deve analisar para assim chegar na conclusão do que deve ser migrado primeiro. 

Outro ponto importante, antes de você migrar para o Cloud Computing, é necessário ver se sua empresa tem estrutura compatível com a que é oferecida pelo provedor escolhido e pela nuvem.   

Depois de todas essas informações, acreditamos que ajude você a tomar as melhores decisões quando se trata de migração. 

Então, não se esqueça antes de migrar analise estude e veja todas as opções para realmente tomar a decisão certa. 

Scroll to Top