Como e por que fazer backup em cloud

Os servidores em ambientes de nuvens públicas são aqueles utilizados por praticamente todos os usuários da internet. Isso porque há um prestador de serviço que mantém toda a infraestrutura necessária de forma remota para realizar as manutenções necessárias para os backup em cloud. 

A grande maioria desses serviços é ofertada pela internet, deixando o cliente com uma vulnerabilidade em questões de segurança infraestrutura. Por isso, é de suma importância conhecer muito bem a reputação, segurança, vantagens e desvantagens antes de contratar um servidor na nuvem para armazenamento de dados. 

Hoje, muitas empresas, e até mesmo pessoas que possuem um volume de arquivos relevantes, fazem adesões de contratação de servidores para armazenamento de backup em cloud. Sendo possível encontrar opções gratuitas e outras através de assinatura. 

Tipos de nuvens para backup

Backup em cloud de armazenamento pública 

Utilizar uma nuvem pública pode ser benéfico tanto para empresas quanto para uso doméstico, pois se aproveitam da economia, mesmo utilizando em larga escala. 

Os custos desse tipo de serviço são divididos igualmente para todos os usuários. Dessa forma, o cliente só paga o que realmente usou referente ao pacote que foi contratado.  

Backup em cloud de armazenamento privado 

Com uma quantidade de recursos bem maior do que é oferecido olhando em relação a pública, a nuvem privada é pertencente a apenas a uma pessoa ou empresa, sem divisões de usuários e com alta segurança. 

Backup em cloud de armazenamento híbrida 

Já a nuvem híbrida possui características que pertencem à nuvem pública e aos servidores de armazenamento privado. Porém seu custo de adesão é maior, já que o modelo mescla características das duas nuvens. 

Como fazer backup em cloud?

O processo de backup varia de servidor para servidor. Porém, todos são bem práticos e se baseiam no princípio “arraste para cá o que deseja upar” ou “deixe seus arquivos upando de forma autmática”. 

Então, se você tem uma conta na nuvem, basta acessá-la, verificar sua capacidade de armazenamento e transferir seus arquivos de forma simples e prática.  

Algumas plataformas como o Google Drive, Mega, OneDrive e Microsoft Azure permitem integração com o seu computador. Assim, tudo o que você salva nele, automaticamente é realizado o upload para o seu servidor na nuvem.

5 vantagens adquiridas ao fazer backups em cloud

Hoje é possível aproveitar fornecedores de diversos tipos de nuvem de armazenamento, como as nuvens híbridas e as públicas, de forma total ou parcial. A arquitetura do modelo híbrido precisa de recursos hospedados de forma interna e externa. 

Essa opção trouxe bastante perspectiva para a área de TI, que não tem o objetivo de rodar somente data centers, mas usar de forma a proteger dados que são importantes para o negócio e também há as nuvens populares fornecidas como empresas da Google, Mega e a própria Microsoft. 

Proteção garantida com backups em cloud 

Proteger arquivos e dados, tanto na nuvem pública quanto na nuvem híbrida, é um desafio e tanto, pois existem muitas brechas e mitos que rodeiam esses dois modelos de armazenamento. Os setores que cuidam da segurança correm para acompanhar as novidades, mas fatores humanos são hoje um problema.  

Isso porque uma invasão individual de uma conta ou servidor pode deixar os outros comprometidos, pois muitas vezes o ambiente é compartilhado, ainda mais quando se trata de uso doméstico. Por isso, o setor de segurança está sempre atrás de novidades para proteger os dados ali guardados. 

Outro aspecto detectado pelo setor de segurança é sobre os cuidados a serem tomados com o acesso de pessoas a um servidor hospedado. Pessoas mal intencionadas, ou com conhecimento reduzido ou nenhum sobre o sistema, podem acabar deixando o servidor comprometido e prejudicando o geral já que é um ambiente compartilhado. 

Uma forma de proteção dos riscos na nuvem pública é usar um provedor de serviço em nuvem que está disponível para suporte, que faça backup, é que possua proteções voltadas para a infraestrutura. Já na nuvem híbrida, é mais fácil fazer essa proteção, já que ela mescla nuvem privada com a nuvem pública.  

Ela é mais flexível, além de ajudar na hospedagem de aplicativos, dando a possibilidade de otimizar arquivos e desempenho. Além disso, também te dá a possibilidade de colocar os dados que precisam de uma segurança maior em uma nuvem privada. Assim, os dados que são públicos, ficam em servidores públicos. 

Nesse mundo digital que surgiu e vem se desenvolvendo cada dia mais, é necessário estar sempre atento às políticas de segurança, para tornar a política de dados mais segura e eficiente. 

Todo cuidado é necessário mesmo em servidores com backup em cloud

Não proteger corretamente esses dados pode trazer diversos prejuízos, por causa das invasões criminosas que entram no servidor, roubam dados e podem causar prejuízos com custos imensuráveis. 

Existe a necessidade de manter a segurança desses dados dos sistemas, contra ameaças externas realizadas por pessoas de má índole, que utilizam dessas invasões para obter proventos financeiros de arquivos roubados. 

Outro proveito que pode ser retirado desses servidores são influência política ou poder moral, utilizando das informações obtidas para alterar ou manipular para obter esse objetivo. 

Obtendo essas informações, que estão sendo processadas na nuvem, pode se fazer um estrago bem grande nos servidores, tanto como as perdas de arquivos e informações quanto prejuízo financeiro, como a venda de fórmulas guardadas pelas empresas. 

É muito importante ter total controle sobre o acesso do servidor, credenciais, chaves de acesso para garantir a segurança dos dados dos acessos. Deve-se montar uma boa estratégia para manter essa segurança. 

Você tem um backup em casos de sequestros de conta

Outro fator que pode prejudicar a empresa, é o sequestro da conta. O sequestro de dados tem se tornado mais comum. Hackers se utilizam dessa prática para roubar informações da empresa, dos funcionários, de produtos produzidos por ela e até mesmo informações financeiras.  

O sequestro de contas também tem se tornado comum. Contas nas redes sociais frequentemente têm sido invadidas, principalmente aquelas que têm um grande número de seguidores. 

Acesso indevido aos servidores em ambientes de nuvem 

O fato de um servidor ser compartilhado, até mesmo por concorrentes pode ocorrer de algum acesso errado acabar vazando informações confidenciais. 

Servidores que armazenam backup em cloud não possuem funcionários mal treinados 

Um técnico mal treinado, para ter acesso a base de dados do sistema de armazenamento, pode facilmente entrar ou sair do sistema, e ainda acabar deixando os arquivos expostos a qualquer um. Principalmente quando se trata de armazenamento externo como os HDs. 

Por isso, muitas pessoas optam por deixar os seus arquivos de backup em clouds de armazenamento, para garantir a segurança e privacidade de seus arquivos. Afinal, apenas quem tem a chave de acesso consegue acessar esses servidores, seja ele público, privado ou híbrido. 

Scroll to Top