• Infoprotect

Como escolher um antivírus?

Saber como escolher um antivírus é extremamente importante para o bom funcionamento de qualquer empresa. É ele que protege os seus dados e assim, garante a segurança dos sistemas.


Os antivírus são essenciais em qualquer empresa que trabalhe com internet e troca de dados, especialmente se eles forem dados de clientes. Eles também protegem transações financeiras e atividades online.


Para isso, é necessário estar atento a algumas questões na hora de investir em um software para esses fins. Veja agora como escolher um antivírus eficiente e que vai cumprir com o que você precisa. Confira!


Parâmetros de como escolher um antivírus


Para realizar um bom investimento em um software antivírus é necessário analisar algumas questões referentes a esses produtos. Dessa forma, você garante uma boa compra e evita desperdícios com um software que não vai atender a todas as suas necessidades de segurança.


Veja agora quais são as principais questões que você precisa analisar antes de escolher um antivírus:


1- Opinião de consumidores


Em primeiro lugar, é importante pesquisar sobre a credibilidade do produto. Isso significa buscar opiniões de outros usuários, e entender suas principais queixas, reclamações e elogios.


Prestar atenção em opiniões de outros consumidores é uma excelente maneira de entender como aquele determinado software pode - ou não - se encaixar no que você necessita em questões de segurança.


Com uma busca rápida na internet você consegue saber se o software apresenta algum problema, se ele oferece um bom suporte ao cliente, se o preço é justo, se ele realmente cumpre o que promete, entre várias outras informações.

2-Usabilidade


É muito importante que o antivírus seja fácil de acessar e entender. Dessa forma, você não precisa de um especialista em tecnologia da informação para instalar e colocar o programa para rodar (ainda que essa seja a opção ideal).


Um antivírus que tem procedimentos complexos, e exige um conhecimento maior em questões específicas, pode induzir o usuário ao erro. Por isso, em alguns casos, se o software for muito difícil de utilizar, algumas pessoas acabam desistindo e deixando seus aparelhos desprotegidos.


Sendo assim, escolher um antivírus com boa usabilidade e navegação intuitiva é o ideal! Esse é um programa que deve sempre auxiliar, e não dificultar a vida do usuário. Por isso, deve ter comandos simples de executar, e ter uma interface agradável.


3- Abrangência e eficácia


Um bom antivírus é aquele que oferece proteção constante para diversas áreas do computador. Ele precisa ser capaz de identificar ameaças dos mais diversos tipos, e nos mais diferentes locais.


Além disso, também precisa apresentar eficácia contra vírus, como os cavalos de tróia e malwares mais complexos.


Como escolher um antivírus: dicas importantes


Além das questões citadas acima, existem algumas informações que você precisa saber antes de realizar a compra de um software antivírus. São essas informações que vão deixar você mais preparado para fazer uma boa escolha e deixá-lo mais preparado, sabendo exatamente como escolher um antivírus.


Em primeiro lugar, é interessante ter em mente que os fabricantes que estão localizados mais perto de você, oferecem um suporte melhor. Isso se dá pela questão geográfica mesmo. Quando você tem pessoas perto de você para te ajudar, o serviço tende a ser mais rápido e com uma qualidade maior.


Em adição, é muito importante saber que os antivírus só funcionam se forem instalados corretamente. Sendo assim, de nada adianta investir em um software moderno e bem recomendado, se a instalação não for feita da maneira correta.


A eficácia do antivírus vai decair muito. Por isso, procure um especialista de tecnologia da informação para auxiliar nesse processo e garantir o bom funcionamento do produto.


Além disso, o ideal é pesquisar e encontrar um antivírus que não ocupe muito espaço no computador, comprometendo assim o funcionamento do mesmo. Se o software for muito pesado, ele pode acabar atrapalhando a capacidade e as funcionalidades da máquina.


Dessa forma, é recomendado optar por um antivírus que possa ser executado em segundo plano no computador. Mesmo assim, ele deve ser capaz de funcionar com toda a sua capacidade, operando com eficiência.


Em adição, é essencial ter em vista que novas ameaças surgem na internet todos os dias. Os hackers estão sempre criando novas estratégias e surgindo com intenções maliciosas.

Devido a isso, é necessário sempre buscar atualizações, e escolher um antivírus que seja facilmente gerenciável. Lembre-se sempre que segurança não é um gasto, mas sim um investimento que previne uma perda de dinheiro maior.


Os prejuízos vindos de um compartilhamento indevido de dados podem ser catastróficos, e resultar na perda de clientes, entre outros problemas.


Outras estratégias de segurança


Já foi possível compreender como um bom antivírus é muito importante, mas existem algumas outras medidas que podem ser tomadas para intensificar a segurança da empresa.

Por exemplo, treinar os funcionários e criar estratégias de como agir em determinadas situações pode ajudar muito. Trabalhar com pessoas que sabem lidar com ameaças é muito proveitoso, independente do setor onde elas se encontrem.


Além disso, investir em uma boa gestão de TI é imprescindível. Profissionais qualificados vão saber como agir para aumentar a segurança dos sistemas, além, é claro, de auxiliar em outras questões pertinentes ligadas à área da tecnologia da informação.


Como os crimes cibernéticos crescem a cada dia, é essencial que o investimento em cibersegurança também cresça. Dessa forma, é possível evitar o vazamento e compartilhamento indevido de dados, por exemplo.


Isso pode acabar sendo extremamente prejudicial para a empresa, como também para os funcionários e clientes vítimas dessas situações.


Assim, podemos perceber como é essencial investir em segurança, escolher um bom antivírus, e também aplicar outras estratégias de segurança na internet!


É sempre melhor prevenir e trabalhar com segurança, do que precisar lidar com as consequências desagradáveis de um vírus circulando pelo sistema.

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png