• Infoprotect

Como manter seus dados protegidos

Você sabe como manter seus dados protegidos? Isso pode ser uma pergunta de fácil resposta, mas existem maneiras bem simples que podem ser aplicadas por cada um de nós que acabamos deixando passar. Por isso, vale a pena relembrar de cada um daqueles conselhos que sabemos, mas às vezes não colocamos em prática.


No dia a dia tomamos medidas cada vez mais caras para proteger nossos dispositivos. Mas em alguns casos até mesmo ineficazes para proteger nossos dispositivos, pequenas atitudes podem fazer toda diferença na hora de manter nossos dados protegidos.


Por isso, hoje vamos te explicar como manter seus dados protegidos de forma efetiva sem correr riscos.


Como manter seus dados protegidos?


Vamos ver algumas dicas básicas para manter seu desktop ou notebook seguros. Essas dicas são muito básicas, mas poucas vezes paramos para pensar, e colocamos em prática. Hoje em dia muitas pessoas pensam que a internet é totalmente segura, mas não é bem assim.


Apesar do google, que é o principal buscador prezar pela segurança e exigir dos sites certificados e medidas para garantir a segurança dos usuários, nem sempre ele consegue que todos os sites da página de busca sejam seguros. Aí é que entra o antivírus e as nossas precauções.


Às vezes, simples ações são mais que o suficiente para que tenhamos nossos dados protegidos. Por isso vamos conferir a lista das precauções para manter seus dados seguros:


Use armazenamento externo


Quando falamos de armazenamento externo, falamos de USB, HD externos, entre outras formas. Isso pode ser uma excelente forma de proteger seus documentos mais importantes, como imagens, apresentações, vídeos e música.


Os armazenamento em nuvem são uma boa opção para realizar a proteção de dados. Mas eles estão sujeitos a queda do sistema e a invasões de Hackers, uma vez que eles guardem os dados de muita gente.


Por isso ele pode ser uma boa opção para proteger seus arquivos mais importantes, em um disco removível. Pois estando bem armazenados sem risco para o dispositivo, ele será bem protegido.

Apesar de muitos considerarem esta uma forma obsoleta. É com certeza uma forma bem segura de um documento não ser acessado contra sua vontade. Mas é importante que o dispositivo esteja sempre com você. Pois uma vez que você o perca haverá um risco das informações que ali estão serem perdidas.


Assim os dispositivos móveis são uma boa opção para ter seus documentos bem armazenados e protegidos. Pois dentro do seu computador eles ainda podem está sujeitos a ação dos hackers e invasões. Por isso vale investir em um HD ou em um USB.


Evite sites suspeitos


Aquela dica de não visitar sites suspeitos ainda é muito válida. Uma vez que você visita um site você pode ver que ele vai apresentar a definição de cookies. Isso significa que se você apenas aceitar o site pode monitorar o seu acesso às suas atividades.


Por isso tome cuidado por onde você anda acessando e se houver essa solicitação leia com atenção.


Mais que apenas um monitoramento, eles podem saber suas senhas e dados. Além de também poderem ser uma forma de trazer vírus para o seu computador. Você com certeza já deve ter visto no seu programa de antivírus dizer que determinado site pode ser malicioso. Isso quer dizer que eles podem conter ameaça vírus.


Por isso é tão importante apenas navegar em sites confiáveis. Hoje em dia a internet é muito mais segura do que em outros tempos, mas ainda sim é importante estar atento a essas questões. Pois isso pode gerar um problema futuro muito grande.


Cuidado com as compras na internet


Se navegar em um site suspeito é perigoso, imagina fazer compras pela internet? Fazendo compras pela internet o perigo é redobrado, lembre-se que quando você compra é seu cartão de crédito que está em jogo.


E ao comprar em um site suspeito você pode ter seu cartão clonado e até mesmo sua conta bancária pode correr risco de ser invadida e você perder seu dinheiro.


Antes de comprar é preciso estar muito atento ao site que se entra. De preferência apenas compre em sites seguros pois eles garantem a segurança de que seus dados não serão utilizados de forma indevida. Somente quando você se certificar de que o site é seguro realizar qualquer transação.


Apesar de não ser necessariamente uma dica para proteção de dados, tome cuidado com os boletos também. Existem golpistas que também atuam com boletos falsos, pois eles são mais difíceis de se localizar em relação ao cartão clonado.


Portanto o melhor ataque é a defesa, evitar o que pode mais lhe prejudicar. Lembre-se de que as vezes levam anos para conseguir recuperar seus dados de volta. E ainda pode acabar ficando com o nome sujo na praça. Por isso, cuidado com suas compras.


Tenha um antivírus


Se você tem um plano básico para antivírus isso já pode ser o suficiente. Uma vez que você faça apenas uso doméstico ou para executar pequenos serviços, um plano básico já pode ser o suficiente. Pois seu desktop ou notebook doméstico dificilmente estará sujeito à uma invasão de hackers apenas nos casos que citamos.


Apenas empresas pequenas ou grandes devem investir em um sistema de proteção mais eficaz. Pois é mais comum que elas possam sofrer invasões de hackers tentando roubar dados e informações sigilosas. Coisa que não é tão comum em computadores domésticos.


Um programa de antivírus básico é o suficiente para proteger seus dados. O programa pode ajudar você a identificar sites suspeitos, aplicativos e documentos desnecessários, entre outras coisas. Mas em geral você não precisa de muito para estar seguro.


Conclusão: como manter seus dados protegidos?


Como você pode ver, algumas dicas simples são o suficiente para que você se mantenha protegido. Como dissemos, algumas ações bem simples, são o suficiente para manter seus dados protegidos e você não enfrentar nenhum problema futuro.


Portanto tenha cautela, a internet hoje em dia é muito mais segura. Seja pelos buscadores, ou pelos programas de antivírus disponíveis, as ameaças a computadores domésticos são muito baixas. Por isso não é necessário investir tão alto para se proteger.


Portanto essas foram nossas dicas, espero que você tenha gostado e aproveite bem. Boa sorte, fique seguro!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png