• Infoprotect

Como um firewall UTM pode te deixar mais seguro?



É incontestável como o avanço da tecnologia abriu portas para os mais diversos negócios. O crescimento de empresas no meio online apresenta resultados nunca vistos antes do advento da internet. São muitas as plataformas e ferramentas que beneficiam e auxiliam os ambientes corporativos na sua interação entre funcionários e clientes, mas é necessário estar atento às ameaças que, infelizmente, existem em grande número.


Na mesma proporção em que o meio digital traz benefícios das mais diversas maneiras, se faz necessária a preocupação com a cibersegurança - ou seja, a segurança dos dados que circulam pela rede quando se trabalha desta maneira.


Existem inúmeras opções de sistemas de segurança que podem ser aplicados com o objetivo de se proteger das ameaças da internet. Hoje, vamos falar em específico sobre uma ferramenta considerada uma das principais quando se trata de oferecer fortes características de segurança e exposição mínima dos sistemas e informações do cliente: o firewall UTM.


O que é firewall UTM?



Antes de tudo, é importante entender o que é um firewall. Como o próprio nome em tradução livre já diz, “parede de fogo”, trata-se de um software que atua como uma barreira de proteção. A partir de definições pré-estabelecidas, ele analisa o tráfego da rede para identificar possíveis atividades suspeitas, decidindo quais dados podem ou não ser compartilhados. O objetivo dessa “parede” é, justamente, bloquear a entrada ou saída de determinadas informações.


Dentro dessa definição, o firewall UTM (Unified Threat Management, ou, Gerenciamento Unificado de Ameaças) é um dispositivo de hardware ou software capaz de realizar esse trabalho de uma maneira mais potente, reunindo uma série de medidas de segurança, como filtro de pacotes, proteção contra malwares, VPN, (rede virtual privada), SSL Inspection (ou Visibilidade de tráfego SSL), proteção de e-mail e anti-spam, entre outros.


O maior benefício do firewall UTM é justamente o fato de ele reunir tantas funcionalidades em um só produto. Isso por si só já dificulta os ataques cibernéticos que são uma combinação de diversas ameaças. Com a proteção contra malwares, VPN e SSL separadas, por exemplo, é muito mais complicado lidar com os ataques, já que cada processo precisa ser resolvido separadamente.


Ele também une todas as ferramentas em um único dashboard, o que torna o sistema de proteção da empresa muito mais simples, intuitivo e com uma fácil visualização das aplicações e dos usuários. Além disso, ele é capaz de identificar ameaças com agilidade ao mesmo tempo em que procura por ataques em outras áreas, ou seja, possui um desempenho rápido e satisfatório.


É possível até bloquear endereços que podem reduzir a produtividade dos funcionários - como o YouTube, por exemplo. É possível restringir totalmente ou reduzir o acesso ao site, selecionando o horário em que ele não pode ser acessado. Cabe aqui, a decisão do chefe.


Geralmente, um Firewall UTM já é comercializado com um appliance, ou seja, com hardware e software ajustados para a empresa do cliente, que só precisa se preocupar com a instalação do produto. É importante dimensionar o aparelho de forma adequada para atender a demanda dos usuários da melhor maneira possível.


Suporte técnico e outras questões para se atentar



Após a conclusão do processo de compra do seu Firewall, assim como todo equipamento (seja ele de segurança ou não) um fator que se deve levar em conta é o suporte técnico. Diversas dores de cabeça podem ser evitadas com um suporte de qualidade.


Mesmo após a contratação do serviço, é preciso verificar no Service Legal Agreement (SLA), ou seja, nos termos do Acordo de Nível de Serviço, se o produto adquirido oferece todo o suporte que sua empresa ou produto precisa.


Além do suporte, o monitoramento também é de extrema importância. Com esse procedimento, pode-se acessar relatórios e formulários que indicam os processos e tentativas de invasão no seu servidor e todas as medidas e soluções tomadas para bloquear e prevenir todas e quaisquer formas de ataque. Dessa forma é possível acompanhar onde o firewall está agindo e que medidas de segurança está tomando.


Por que investir em um firewall UTM?


Para saber se você precisa de algo que auxilie na proteção digital da sua empresa, basta responder a pergunta: seu trabalho depende e faz uso de ferramentas da internet? Se a resposta for sim, é altamente recomendável pensar a respeito.


Seja através de um e-commerce, suporte ao cliente online ou na comunicação interna de uma empresa, a cada dia os cibercrimes aumentam, sempre nos surpreendendo com novas técnicas e estratégias que comprometem a boa utilização das redes pelas corporações e seus funcionários. Sendo assim, é altamente indicado que o meio digital dessas corporações esteja preparado para lidar com esses perigos dos mais diversos tipos.


É por isso que o firewall UTM pode ser uma solução muito benéfica. Por ser um produto com muitas funcionalidades, é indicado para pequenas e médias empresas que enxergam a grande necessidade de se proteger no mundo online - afinal, investir em cibersegurança nos dias de hoje é uma necessidade, e este é um produto que reúne e executa várias estratégias de segurança.


O cuidado com as informações é uma peça chave no desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, e a tecnologia da informação é uma área que merece tanta atenção quanto às outras no planejamento e sustento corporativo. Com o firewall UTM é possível detectar ameaças rapidamente, reduzir a probabilidade de falhas e quedas do sistema, aumentando assim a produtividade de todos os setores.

4 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-icone.png