• Infoprotect

Exploit: O que é e como se prevenir?

O mundo hoje está totalmente conectado, os computadores fazem parte do nosso dia a dia tornando a nossa vida muito mais tranquila. A web conectou os países, as pessoas, as empresas. Utilizamos as novas tecnologias para facilitar a nossa vida. Contudo, neste mesmo mundo surgiu o Exploit.


Para o computador funcionar, ele precisa de um programa, ou melhor software. Existem vários tipos de software que ajudam a fazer os mais complicados tipos de serviço. Como por exemplo, o Word, para se inscrever, o Google Chrome para se navegar na internet, e o Power Point para se apresentar slides.


Mas existem pessoas que querem tirar proveito das facilidades das novas tecnologias. Eles se utilizam de diversas estratégias para entrar no computador de outras pessoas. É o caso do Exploit. Veremos a seguir o que é um Exploit e como se prevenir.


Mas afinal, o que é exploit?


Um exploit é um encadeamento ou parte de um software que tira proveito de alguma vulnerabilidade de um sistema. Feito por hackers, objetiva-se por exemplo, a provocar uma atitude eventual ou casual na aplicação de um software ou hardware em computadores e em outros aparelhos eletrônicos.


Existem hackers que se utilizam destas falhas no sistema para testar programas e redes. Porém, existem crackers (hackers com más intenções) que se utilizam do Exploit para assumir o controle de computadores para proveito pessoal fazendo ataques ao sistema através de falhas no software.


O exploit é diferente dos vírus e de outros tipos de ataque à computadores. Ele não precisa que o usuário clique em algum link ou faça um download, embora muitos utilizem estas estratégias. Neste sentido, são perigosos quando são utilizados por hackers mal-intencionados.



Foi na década de 90 que o Exploit surgiu, com o passar dos anos ele evoluiu, os hackers desenvolveram novos tipos de Exploit atacando métodos e softwares que antes eram considerados seguros.


O hacker, no entanto, pode ajudar as empresas de software mostrando a elas falhas nos sistemas que podem ser causadas por erros no desenvolvimento do produto.


Diferentes tipos de Exploit


Existem os Exploits também chamados de cracks que ludibriam os softwares fazendo com que a máquina aceite determinado comando ou ação, como por exemplo, cracks de jogos de games piratas que utilizam o Exploit para fazer o jogo funcionar.


A classificação do Exploit varia de acordo com o tipo de fragilidade do sistema ou software que exploram. Eles podem ser utilizados na mesma máquina ou remotamente pelo hacker.


Vejamos um exemplo: Existe uma vulnerabilidade no código de seu browser (Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge) que deixa que um código malicioso seja executado. O hacker então utiliza-se desta falha para conseguir acesso ao seu computador.


Os Browsers costumam ser os principais alvos de hackers que se utilizam de brechas nos softwares para conseguir o acesso às redes e computadores. Por essa razão eles estão sempre sendo atualizados para tentar se proteger dessas ameaças.


Neste sentido, a infecção causada pelo Exploit pode ser causada ao se visitar um site que não é confiável e que possui um código malicioso, ou ao abrir um arquivo que possui um código oculto. Os hackers utilizam muito os e-mails para disseminar o Exploit.


Em suma, o Exploit é projetado para atacar softwares e suas versões específicas. Ele pode ser acionado se o usuário estiver utilizando uma versão de software compatível ao Exploit.


Os dados da pessoa que utiliza o computador podem ser roubados caso o Exploit estiver junto de um malware. Seu pc pode ser utilizado para se fazer botnet (rede de computadores infectados) e distribuir spam, ou fazer o que os hackers quiserem com o seu computador.


Para se proteger de um Exploit é preciso ter um bom antivírus instalado no seu computador. Deve-se também fazer atualizações de seu browser e de seu sistema operacional sempre que possível.


Cuidado com as ameaças


É preciso tomar cuidado ao navegar na internet. Existem milhares de sites maliciosos que buscam infectar o seu computador. Os Exploit também podem se utilizar de programas baixados pela rede, é preciso ficar de olho.




Muitos hackers se utilizam de táticas que instigam o usuário a realizar uma ação específica, como por exemplo, aquele e-mail que pede para você clicar em um link. Muitos computadores são infectados desta forma.


Prevenir é a solução. Dessa forma é importante que você não entre em sites que parecem não serem seguros. Não clique em um link se não souber de onde vem. Não ative nenhum arquivo executável sem conhecer a origem.


Exploit Kits


Existem os chamados Exploit Kits que vem com malwares e podem fazer com que seu computador seja acessado remotamente. Eles utilizam as brechas que determinados programas em seu computador possuem e entram no sistema.


Para não correr este risco, atualize sempre que puder os seus programas, pois assim é possível consertar alguma falha que seu software tenha.


É importante também fazer sempre que possível um backup de seus dados mais importantes. Salve-os em um pen drive, assim, caso sofra algum ataque, você ainda terá os seus dados.


A atualização de seus programas garante a segurança do seu computador, pois as empresas de software atualizam seus softwares para acabar com quaisquer brechas no sistema, assim sendo, faça atualizações regulares em seu computador.


Pode-se utilizar também o Enhanced Mitigation Experience Toolkit (EMET) que é um kit de segurança feito pela Microsoft que detecta qualquer Exploit ou ameaça ao seu computador, rede ou sistema.


O mais importante é saber o que se está fazendo. Desconfie de sites que oferecem alguma coisa de graça, como por exemplo filmes, jogos e programas.


Navegue com sabedoria pela internet e como na vida real, tome cuidado com estranhos. Não abra qualquer e-mail e lembre-se, as atualizações protegem o seu computador.


Em suma, é preciso cuidar de seu computador, como se estivesse protegendo a sua casa. Não deixe a porta aberta para estranhos, tenha cuidado e não terá problemas com invasões e coisas desse tipo.


Tome conta de seu computador e proteja seus dados, afinal, passamos o dia em frente a computadores e celulares, hoje eles fazem parte de nossas vidas e devemos proteger as nossas informações.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo.png

Nossas Redes Sociais

©2021 por Infoprotect

whatsapp-logo-icone.png