• Infoprotect

O que é um firewall UTM? Tudo que você precisa saber

Você sabe o que é um firewall UTM? Sabe a importância dele para sua empresa, ou até mesmo para sua casa? Embora seja pouco comum, ele é extremamente importante. Pois possui um papel de proteger sua máquina de possíveis ameaças de vírus, que podem levar até a perda total do seu computador.


O firewall tem como função ser um gerenciamento unificado de ameaças. Ele é uma forma bastante robusta e eficiente de proteger um computador, ou uma rede de computadores. Ou seja, ela é uma solução mais abrangente para os sistemas de segurança de softwares de computadores.


Portanto vamos entender melhor o que é firewall UTM, e tudo que ele pode oferecer. Além de como adquirir esse sistema e para qual público ele é mais eficiente.


O que é um firewall UTM


O firewall UTM é um hardware que lembra bastante um modem de internet. Sua função é proteger diversas máquinas simultaneamente, para muitos, é considerado uma solução mais barata e prática dentre tantas outras.


Ele em alguns casos é vendido por empresas de antivírus, e em outros casos, é desenvolvido pela própria empresa.


Ele foi criado nos anos 80 e oferece segurança desde os primeiros computadores. Com o passar dos anos seu desenvolvimento acompanhou a evolução e os avanços dos hardwares e softwares.


Embora ele já venha com antivírus integrado, é sempre importante apostar em um programa extra e não apenas no UTM. Pois, por mais que ele seja bastante eficiente, não é totalmente eficaz contra todas as ameaças.


Mas sua principal vantagem, é que ele pode servir como barreira única e, desta forma, ser mais fácil prevenir um ataque. De certo modo, é mais difícil prevenir os ataques em massa, ou seja, um sistema unificado tem mais facilidade de parar um ataque em diversos computadores.


Contudo, ainda há muitas pessoas que o consideram defasado, e até mesmo ineficaz para grandes empresas. Embora ele já seja desenvolvido para suportar um número considerável de computadores, para grandes empresas são utilizadas em outras soluções mais viáveis.


Para pequenas e médias empresas, essa pode ser uma solução bastante eficaz, segura e barata. Vamos ver a seguir o que o firewall UTM oferece para sua empresa.


O que oferece o firewall UTM


Como dissemos, o firewall é uma solução bastante pertinente para pequenas e médias empresas. Mas o que ele oferece que faz com que ele seja tão atrativo para as empresas? Será que ele também é eficiente para uso doméstico?


Essa segunda resposta é mais fácil, pois pode ser uma boa opção para mais de três ou quatro computadores. Entretanto para um ou dois um bom antivírus pode ser uma boa solução. E ainda possui mais um agravante, geralmente o firewall UTM possui uma manutenção periódica de uma equipe de TI.


Portanto, agora que já sabemos que o firewall UTM é uma solução para empresas. Vamos saber o que ele oferece para as mesmas:


Antivírus: O que é o mais atrativo para todas as empresas. Uma vez que todas essas possivelmente serão a única forma de defesa dos computadores.


Controle de acesso a sites e a internet: Muitas vezes, os sites são a principal forma de entrada de invasores. Seja através dos sites ou até mesmo por e-mail.


Prevenção de intrusos: Se, porventura houver alguma entrada de malware, o firewall UTM detecta o invasor. E evita sua expansão.


Balanceamento de links de internet: Geralmente isso funciona como um scanner dos links e do que pode ser bom ou ruim.


Relatório: Esses relatórios servem para monitorar a atividade constante dos computadores e suas ameaças.


Portanto essa pode ser uma boa opção para sua empresa, levando em conta que esses são apenas alguns dos serviços. Dependendo de quem você contratar e de qual firewall você instalar, você pode ter mais serviços. Assim esteja atento em qual pode ser a melhor oferta para você.


Será que o firewall UTM é ideal para minha empresa?


Se você se enquadra nas características que destacamos, sim. Se você for uma grande empresa, você deve adaptar o UTM para seus computadores. Assim, sua equipe de TI deve ter uma boa estratégia para entregar o serviço e manter a segurança.


Algumas empresas costumam distribuir o firewall UTM por andares ou setores. Embora seja um pouco mais complexo, é uma solução mais prática para conseguir atender uma grande empresa de maneira qualificada e eficiente.


Conclusão


O firewall UTM é uma boa opção para a proteção de empresas, pois ele serve como uma proteção unitária.


Além disso, ele é muito mais prático de que cada máquina tenha um programa de antivírus, podendo ter uma ação mais efetiva e mais segura.


Embora hoje em dia haja outras formas de proteções, o firewall é, com certeza, uma das mais simples e efetivas.


A proteção unificada pode ser a melhor forma de prevenir e dar segurança às máquinas. Uma vez que as ameaças e invasões ocorrem muitas vezes por acesso pelos sites, e-mails desconhecidos e muitas outras. Assim, é preciso que estejam sempre atentos a essas ameaças que são quase que constantes.


Por último, o UTM é, portanto, a melhor forma mais efetiva da equipe de TI acompanhar as ameaças e possíveis ataques.


Os relatórios são sempre uma boa alternativa de se conter e monitorar ameaças. Uma vez que a empresa sempre corre o risco de ter seus dados vazados.


Portanto, esperamos que nossas dicas possam ser bastantes úteis. Sempre pesquise antes de adquirir seu UTM.

Boa sorte!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png