• Infoprotect

O que é VPN? Tudo o que você precisa saber antes de usar


Você sabe o que é VPN? Essa tecnologia tem ganhado mais espaço no ambiente corporativo. Afinal, com a pandemia, o regime de trabalho em home office ganhou mais espaço e as empresas precisam investir em segurança das conexões.


Diversos negócios avaliaram a VPN como uma das estratégias de avaliação de conexão à internet. Dessa forma, quanto mais integrado a esse sistema, maior a segurança do trabalho remoto.


Para te ajudar a entender melhor o que é VPN, montamos esse texto. Portanto, continue acompanhando e saiba como utilizar em sua empresa. Boa leitura.


Afinal, o que é VPN?


A sigla em inglês significa Virtual Private Network. Em português, o que é VPN é traduzido em Rede Privada Virtual. Portanto, de forma bem simples, a VPN é uma ferramenta que dá acesso à internet com mais segurança e privacidade de dados.


Suas principais características são:


● Permite acesso a sites restritos em determinados locais;


● Proteção de dados de navegação quando a rede Wi-Fi pública é usada;


● Realização de criptografia das informações de navegação;


● Oculta o número de IP.

Para o ambiente corporativo, podemos destacar algumas funções da VPN:


● Maior segurança de dados;


● Diminuição de custo para manter um escritório que é apto a receber muitos colaboradores;


● Eleva a produtividade, uma vez que profissional não fica impedido de trabalhar, pois possui acesso remoto;


● Maior mobilidade dos colaboradores que usam a VPN, especialmente os de regime home office.


Como funciona a VPN?

Agora que você já sabe o que é VPN, com certeza, está curioso para entender como ela funciona.


A VPN funciona criando conexões criptografadas entre dispositivos. Portanto, ela liga o computador de um colaborador e o servidor da VPN que está na empresa.


Essa ferramenta garante o anonimato no momento da navegação pela internet. Dessa forma, é possível ter mais segurança na transmissão de informações confidenciais. Além disso, é possível permitir o acesso sem restrições para aqueles colaboradores que necessitam.


Se você não sabe o que é VPN, há diversos modelos de serviços disponíveis no mercado. Afinal, a tecnologia já é bastante conhecida. Tem versões pagas, gratuitas e customizadas.

Entretanto, um sistema de VPN de qualidade necessita de servidores em vários países. Ou seja, precisa ter uma boa infraestrutura, pessoas capacitadas para operar o sistema e requer um bom investimento.


Por isso, optar por um servidor que seja gratuito é ter um sistema mais limitado. Portanto, pode não ser a solução ideal para a sua empresa.


A redução dos gastos em um primeiro momento pode ser algo atrativo, mas, se acontecer um vazamento de dados, o prejuízo é muito maior. Por isso, usar um sistema de VPN deve ser uma empresa especializada e conhecida no mercado. Afinal, o seu investimento também precisa ser seguro.


A VPN funciona da seguinte forma:


● Um usuário que tem o sistema de VPN em seu computador tem acesso à rede pessoal;


● Essa rede passa pelo servidor da VPN;


● O servidor conecta o usuário com diversos sites on-line.


Benefícios de saber o que é VPN e usar o sistema


Saber o que é VPN, hoje em dia, é essencial. Afinal, as empresas precisam conhecer as novas tecnologias para utilizá-las a seu favor.


Os benefícios de usar a VPN em uma empresa são:


Mais segurança

Um dos principais motivos que leva uma empresa a ter a VPN é a segurança que ela proporciona. Portanto, com o uso desse sistema os colaboradores podem acessar à internet e a rede corporativa com mais segurança.


Economia


Mesmo que o investimento para iniciar essa tecnologia em uma empresa seja alto, a longo prazo é possível ver a economia feita. Afinal, ela leva mais praticidade, simplicidade nas atividades e funcionalidade para um negócio ser realizado corretamente.


Além disso, muitas empresas não sabem o que é VPN e que podem alugar esse sistema. Portanto, os valores são menores.


Mobilidade


Em tempos de regime home office, quanto melhor uma conexão, melhor será o trabalho. O uso da VPN faz com que o uso da rede privada de uma empresa seja acessada remotamente pelos colaboradores.


Portanto, o compartilhamento de informações, por exemplo, fica mais fácil e acessível a todos. Os colaboradores podem trabalhar de casa ou, se viajam constantemente, têm acesso aos dados que precisam.


Mais produtividade


O aumento da produtividade é notável quando a VPN é usada. Afinal, um colaborador tem acesso ao que precisa de onde ele estiver. Portanto, se ele está em viagem, uma reunião ou em regime home office, pode continuar trabalhando sem limitações.


Dessa forma, as atividades de muitas empresas não ficam mais comprometidas. Uma vez que diversas delas já usam essa tecnologia a seu favor.


O uso de VPN é legal?


A VPN é uma tecnologia antiga e bastante conhecida por muitos usuários da Internet. Entretanto, ela constantemente é relacionada aos indivíduos que usam o ambiente virtual para cometer crimes.


Não podemos negar que ela é usada por pessoas com más intenções. Porém, usar esse serviço em uma rede privada não infringe nenhuma lei. Portanto, as empresas podem fazer uso dessa tecnologia.


Sendo assim, um negócio pode aproveitar as funcionalidades e usar a VPN para ter espaços virtuais mais seguros. Além disso, pode controlar o acesso dos colaboradores ou liberar o mesmo.


Outro ponto importante, é que usar a VPN impede que sites rastreie os dados da empresa. Ou seja, não dá pra salvar a rotina de navegação dos colaboradores. Portanto, não é possível seguir as informações até a fonte. Uma privacidade e segurança para os colaboradores.


Conclusão


Muitas empresas optaram por entender o que é VPN e usar essa tecnologia em seu trabalho home office. Afinal, conseguiram encontrar uma forma legal e funcional para que seus colaboradores naveguem na internet de forma anônima e segura.


Dessa forma, a conexão entre os profissionais e a rede da empresa é transmitida de forma protegida, pois, não há como rastrear ou ser monitorada por terceiros.


Em tempos de pandemia, otimizar e melhorar o funcionamento das suas atividades é uma excelente opção. Contar com tecnologias com a VPN pode ser a solução para o seu negócio.


Ficou alguma dúvida sobre o que é VPN? Deixe seu comentário.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png