• Infoprotect

Por que instalar um firewall junto com um Antivírus?

Um tópico importantíssimo no quesito da segurança da informação é a instalação e a configuração de um firewall que juntamente com antivírus formam uma barreira que diminui o risco de intrusão de desconhecidos. Sendo assim é importante neste momento entender a diferença entre firewall e antivírus:

  • O firewall é uma combinação de hardware e software que em conjunto propiciam o controle de acesso à uma rede de computadores. Ele bloqueia qualquer tentativa de acesso ao seu computador sem a devida autorização.

  • O antivírus protege o computador contra-ataques de softwares maliciosos, sua finalidade é detectar e destruir esse tipo de programa.

No início da internet o firewall tinha a funcionalidade de realizar filtros nos pacotes que eram trafegados pelos usuários. Com a popularidade e o avanço da tecnologia as empresas começaram a realizar cada vez mais transações através da internet, consequentemente as falhas em uma gama de serviços vieram à tona, fazendo com que o firewall permitisse a entrada de intrusos. Diante deste avanço o firewall deixou de ser um simples filtro de pacotes e se tornou um conjunto de camadas de segurança, aonde o filtro de pacotes, hoje, é justamente uma dessas camadas.


Por que instalar um firewall junto com um Antivírus?

  • Proteção contra vírus que entram pela internet e se empalham de computador por computador e depois concedem o controle do equipamento para pessoas mal intencionadas.

  • Proteção contra hackers que tentam obter o controle de computadores para posteriormente programar ataques e roubar dados pessoais.

  • Bloqueio de tráfego obstruindo a utilização de alguns protocolos responsáveis por espalhar vírus.

  • Flexibilidade de configurações, pois ao mesmo tempo que o firewall protege ele obedece os critérios de segurança pré-estipulados pela empresa.


Firewall OMNE WALL está em evidência

É um firewall que possui diversas camadas de segurança incluindo o filtro de pacotes com diversos recursos avançados, o filtro de aplicação que foi adicionado para garantir que aplicações de uso improdutivo ou malicioso (P2P, Chat, Proxy Anônimos, Rádio, Streaming de Vídeos, Games entre outros) possam ser detectadas e bloqueadas, o controle de acessos dos usuários forma a terceira camada e o módulo de proxy que é composto por duas camadas: o controle de acesso e o filtro de dados. Também existem camadas que controlam a distribuição de IPs na rede local através de regras de conformidade.


Gerenciamento das regras

Com o passar do tempo e o crescimento da criação de novas regras, é comum que o administrador, da rede, perca o controle das regras criadas, sendo assim o OMNE WALL auxilia neste controle pelos seguintes motivos:

  • É possível criar grupos de regras.

  • Os grupos podem ter descrições.

  • As regras possuem descrições.

  • Os relatórios apontam as regras que são utilizadas e consequentemente as não utilizadas podem ser desativadas.

  • As regras podem ter período de funcionamento

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png