• Infoprotect

Por que usar um firewall na sua rede?

Muitas pessoas se perguntam por que usar firewall é importante? Seja você dono de empresa, ou apenas use o computador em sua residência, é preciso estar atento aos vírus. Ainda assim, existem aqueles que desconhecem o real perigo que esse perigo pode oferecer à sua rede.


Os vírus podem deixar o seu computador lento, roubar senhas, expor seus dados na internet. Enfim, existem muitos perigos, e eles vêm disfarçados em e-mails “inocentes”. Ou até mesmo, em uma página da internet não segura.


Então, se você não sabe por que usar firewall é imprescindível, nesse artigo vamos apresentar informações importantes. Esse tema pode parecer complicado à primeira vista, mas você irá compreender como um firewall funciona.


A seguir, vamos apresentar as respostas das principais dúvidas sobre firewall. E se na sua empresa você ainda não tem essa proteção, comece a planejar agora mesmo! E mantenha os seus dados em segurança!



O que é um firewall na rede?


O firewall é um tipo de dispositivo de segurança. É ele que vai monitorar o tráfego do que entra e sai da sua rede. Ele evita que invasores ou ameaças externas tenham acesso ao seu sistema. E qual a real diferença entre antivírus e o firewall?


O antivírus protege o sistema de programas indesejados, que podem estar presentes em algum pendrive, por exemplo. Por outro lado, o firewall consegue monitorar o tráfego de rede, e assim, identifica e bloqueia algum tráfego indesejado.


Portanto, ambos são muito importantes para a segurança da sua rede. Muitas empresas pequenas começam usando apenas o antivírus, mas, é preciso investir no firewall também.

Eles trabalham em conjunto para que todos os seus dados fiquem em segurança, e não caiam em mãos erradas.


No próximo tópico, iremos descrever melhor como funciona um firewall.


Como funciona um firewall?


Vamos fazer uma analogia: O nosso corpo contém anticorpos que combatem os vírus de doenças. São eles que nos protegem, e se faz necessário ter hábitos saudáveis para manter os anticorpos altos. O firewall é como um anticorpo da sua rede.


Ele vai criar uma barreira de proteção para que o seu computador não sofra ataques cibernéticos. Contudo, ele vai agir de acordo com algumas regras estabelecidas.


É através delas que será decidido qual determinado tráfego será bloqueado, e o que pode entrar ou sair da sua rede.



Como um firewall fica entre a rede interna e externa, ele protege ambos com a mesma intensidade. O foco é proteger a integridade dos seus dados, mantendo a confidencialidade.

Além disso, para que um firewall seja imune à invasão, é preciso estar atento a dois pontos.


Tanto o software quanto o sistema operacional precisam ser confiáveis. Então, se certifique de que esteja tudo ok em relação a eles. Pois assim, a segurança é garantida!


Ainda mais, como já comentado, é preciso utilizar o antivírus, e por quê?


Porque o firewall não protege de ameaças internas. Essas ameaças podem ser de funcionários mal-intencionados, infecção de vírus ou até mesmo, outros tipos de malware existentes.


Por que usar um firewall é importante?


Como abordado até aqui, sem a proteção necessária, os dados da sua empresa estão suscetíveis a serem roubados. Imagine o problema, e dor de cabeça que você vai passar. Segurança de dados é um fator muito importante para que a empresa passe uma imagem de confiança.


Nos últimos anos muito se tem ouvido falar em notícias de empresas que foram hackeadas, e tiveram seus dados expostos. Não só empresas privadas, como instituições públicas, principalmente aqui no Brasil. A instituição em questão fica totalmente desacreditada.


Pois afinal, se não tem a proteção adequada em relação aos seus dados, como será com outras questões. Portanto, é de suma importância que sua empresa invista na segurança de dados. Seja investindo em antivírus, cibersegurança, firewall e tudo que colabore com a proteção de dados.


Outro ponto importante sobre o firewall, é que além de proteger, ele separa as redes. Como assim? A rede vai sendo dividida por setores, e dessa forma, facilita o armazenamento de dados.

Então, se você era uma das pessoas que se perguntavam por que usar firewall era importante, agora já sabe! Não perca mais tempo, e veja qual o melhor firewall para instalar na sua empresa.


Vantagens de usar um firewall.


Conhecemos o principal objetivo de um firewall: A proteção! Mas será que essa é a única vantagem que ele pode oferecer para a sua rede?


Da mesma forma que ele protege os dados, ele oferece outras vantagens que vão além do que você imagina, veja:


● Você tem maior disponibilidade de internet- Quem utiliza o firewall pode adicionar um segundo link de internet. Ou seja, quando cair a queda do link principal, não se preocupe! Utilize o segundo sempre problemas.


● Com o firewall você reduz custos- A redução de custos pode acontecer através de um gerenciamento de firewall. Através de uma equipe de TI, o cliente se beneficia de uma robusta tecnologia.


● Aumento de produtividade- Como o firewall ajuda a controlar o que entra e sai da rede, isso faz com que tudo funcione normalmente. Sendo assim, há aumento de produtividade.


Conheça os tipos de firewall.


Existem 3 tipos principais de firewall, e é preciso que você avalie bem quais desses tipos é o que você precisa.


Além disso, é preciso saber que existem firewall de hardware e de software. Veja a diferença desses dois, e em seguida, conheça os três tipos de firewall:


Firewall de Hardware: É uma parte física do equipamento que vai ligado a um sistema de computador. Ele é muito usado para proteger vários computadores em uma rede.


Firewall de software: É um programa instalado no computador. Ideal para usuário individual.


Os 3 tipos de firewall:


1- Packet filtering (Filtragem de pacotes): Controla o acesso à rede analisando os pacotes de saída e de entrada.


2- Proxy Services (Firewall de aplicação): São considerados os mais seguros. Eles filtram mensagens, mascaram seu endereço de IP e limitam os tipos de tráfego.


3- Stateful Inspection (Inspeção de dados): Esse tipo examina os fluxos de tráfego de ponta a ponta na rede. São mais inteligentes e rápidos, pois usam uma maneira mais inteligente de evitar o tráfego não autorizado.


Em conclusão, escolha o tipo ideal, e deixe sua empresa segura!

6 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-icone.png