• Infoprotect

Por que utilizar um firewall e um antivírus Endpoint Protection?


Ter um antivírus Endpoint Protection em uma empresa é primordial. Afinal, a proteção de dados é uma necessidade vital para o ambiente corporativo. Isso evita os ataques cibernéticos e a perda de informações importantes.


Com o aumento das invasões às redes empresariais, tornou-se fundamental ter soluções mais eficientes. Antigamente, somente um bom antivírus era o suficiente, mas hoje em dia, não mais.


Hoje, vamos falar sobre a eficácia do antivírus Endpoint Protection. Continue acompanhando e entenda.


O que é o antivírus Endpoint Protection e como ele funciona?


Um antivírus Endpoint Protection é um software que contém recursos que trabalham para proteger uma rede. Além disso, deixa os equipamentos e informações digitais mais seguros.


Sendo assim, ele é composto por soluções que detectam, preveem e respondem a infiltrações, malwares e outros programas maliciosos. Ou seja, aos ataques feitos por hackers. Portanto, é um programa de proteção para plataformas digitais.


Para ter a proteção Endpoint, é necessário ter uma análise rápida e constante das ameaças a um sistema. Além disso, essa verificação deve ser feita em tempo real.


O antivírus Endpoint Protection avalia cada arquivo. Sua base para análise é atributos ou pontos estáticos, contexto mundial e características dinâmicas.


A ferramenta de proteção executa processos de prevenção de intrusos e explorações, atuando em conjunto com o firewall. Porém, ela se volta especialmente para as conexões em servidores que possuem Endpoint da empresa. Somente assim é possível ter a proteção contra as invasões cibernéticas.


A segurança feita por esse sistema pode convergir recursos de:


● Anti-spyware;

● Antivírus;

● Firewall;

● Controle e monitoramento de aplicativos.


Entretanto, esse sistema também funciona desenvolvendo e aplicando normas de extremidade. Assim, ele consegue identificar dados e informações que são confidenciais e fazer a criptografia.


Além disso, o antivírus Endpoint Protection pode bloquear cópias, compartilhamentos e transferências de arquivos.


Qual a diferença do antivírus Endpoint Protection para os outros?


Os ataques persistentes e os malwares podem ser evitados através do antivírus. Porém, os vírus evoluem com o tempo e, por isso, os sistemas de proteção também precisam.

As proteções tradicionais já não suportam os ataques cibernéticos. Portanto, precisam ser substituídos.


Além disso, há outros riscos que podem invadir os sistemas de uma empresa. Usar equipamentos pessoais como, por exemplo, pen drives infectados, podem comprometer uma rede corporativa.


Entretanto, um antivírus Endpoint Protection atua diretamente na ampliação da proteção. Por isso, proporciona maior segurança quando usado dentro dos sistemas operacionais de uma empresa.


Quais os benefícios do antivírus Endpoint Protection?


Um dos principais benefícios do antivírus Endpoint Protection e a sua função para atuar analiticamente. Portanto, ele verifica arquivos com mais cuidado e precisão.


Outra vantagem é a garantia de defesa mais abrangente do que um antivírus tradicional. Isso porque, em alguns casos, pode ser acionado em conjunto a uma plataforma de análise. Assim, é possível usar as informações de banco de dados dos fornecedores.


O antivírus Endpoint Protection entrega também uma proteção mais proativa. Sendo assim, vai além de uma simples prevenção de ataques de malwares. Afinal, graças aos seus recursos de criptografia e segurança de informações, atua evitando a perda de dados e o amplo monitoramento de equipamentos.


Para qual tipo de necessidade esse antivírus é indicado?


O antivírus Endpoint Protection é indicado para todas as empresas que tenham um grande tráfego de e-mail. Além de ter arquivos e precisar acessar constantemente à internet. Portanto, ela precisa de ampla proteção.


Empresas onde as informações são acessadas constantemente por colaboradores também precisam de segurança. Afinal, é necessário esse controle de acesso aos conteúdos e aos sistemas organizacionais.


Ter a proteção do antivírus Endpoint Protection é uma das tendências da área de TI. Afinal, ele traz muitas vantagens para as empresas, especialmente para as mais modernas.


Por isso, organizações que se preocupam com a segurança dos seus dados, buscam e implantam essa tecnologia. Pois ela ajuda a combater com eficácia os ataques cibernéticos.


Entenda o papel do firewall na proteção de segurança de dados


O firewall possui um papel importante na proteção de dados de uma empresa. Ele age na camada de rede, como uma barreira para o tráfego de entrada para um sistema.

Sendo assim, o firewall evita ações maliciosas, como os ataques cibernéticos. Portanto, é uma proteção a mais para uma rede corporativa.


Além disso, o firewall realiza uma inspeção de tudo o que há circulação entre a internet e o computador. Em contrapartida, o antivírus Endpoint Protection realiza uma busca por meio de uma detecção em tempo real. Além disso, examina com mais precisão a memória, registros e arquivos de um sistema.


Um computador com firewall precisa de ser autorizado para acessar os arquivos. É um requisito de segurança. Mas um vírus pode entrar por meio de um download feito no e-mail, por exemplo.


Se o vírus tiver acesso ao sistema, o antivírus Endpoint Protection começa a realizar uma varredura em toda a rede. Ao detectar, evita que ele se espalhe, fazendo sua exclusão ou isolando o arquivo que está infectado.


Sendo assim, somente com o uso do firewall um sistema não está protegido, pois ele não evita a invasão de um vírus. Mas quando ele é usado em conjunto ao antivírus Endpoint Protection, a segurança de dados de uma empresa é maior.


Conclusão


Certamente não há limites para uma segurança de dados feita com o antivírus Endpoint Protection. Além disso, no futuro essa lista vai ser expandida.


Há aplicativos que ajudam o trabalho desse antivírus. Eles são firewalls, ferramentas anti-malwares, anti-ransomware e de gerenciamento de dispositivos móveis.


Além disso, plataformas de criptografia, ferramentas de detecção de intrusões, soluções de segurança móvel, ferramentas de gerenciamento contra dados e controle de aplicativos e de dispositivos.


A segurança de dados de uma empresa deve ser primordial. Portanto, o investimento no antivírus Endpoint Protection é uma das mais eficientes soluções da atualidade.

Com uma boa equipe de TI, é possível ter um monitoramento mais eficiente da rede de dados para evitar ataques cibernéticos.


Gostou de saber mais sobre o antivírus Endpoint Protection?




Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png