• Infoprotect

Quais os benefícios da virtualização de servidores

Otimizar o trabalho com ferramentas que sejam capazes de elevar a qualidade do trabalho é uma das oportunidades fornecidas pela tecnologia nos tempos atuais. Assim, entra dentro desta nova realidade a virtualização dos servidores.


Tal prática consiste na divisão de recursos dentro de um software, com a finalidade de automatizar os processos. Deste modo, isso então facilita o trabalho de diferentes setores dentro de uma empresa favorecendo sua expansão, crescimento bem como, integração ao mundo digital.


Entenda mais sobre o assunto a partir de agora lendo este post que desenvolvemos para você tirar todas as suas dúvidas.

'

Virtualização de servidores: conceito

O trabalho de uma empresa seja ela de grande, médio ou pequeno porte é pautado em dados. Contudo, nem sempre estes dados estão em um ambiente on-line, sendo susceptíveis à corrosão do tempo ou até mesmo, extravio.


Além disso, em se tratando de localização, quando estes dados não estão dentro de um ambiente digital, pode haver dificuldade na hora de consulta-los, dificultando qualquer tipo de trabalho.


Assim, a virtualização de servidores consiste no processo de transferência de dados de servidores para um ambiente digital. Essa migração se dá pela transferência de todos os dados físicos de uma empresa para um hardware, que, comumente, subdivide-se por categorias.


Portanto, esse processo nada mais é do que a virtualização de armazenamento, tão importante para os dias atuais.


Quais são os benefícios?


Existem diversos benefícios deste tipo de virtualização, vamos citar os principais deles aqui.


1 – A virtualização dos servidores reduz os gastos operacionais de uma empresa


Estudos indicam que este tipo de procedimento reduz em até 40% os gastos com recursos de uma empresa, incluindo os com energia elétrica.


2 – Redução do tempo de inatividade do sistema


Esse processo reduz o tempo de paradas no ambiente de produção, bem como, pausas sem planejamento. Além disso, a virtualização de sistemas evita a perda de dados.


3 – Aumento do processo de automação


A automação é um dos itens mais almejados pelas empresas atualmente. Isso porque ela permite a otimização, assim como também, aumenta a qualidade do trabalho entregue. Com este processo de virtualização, a automação dos sistemas se torna ainda maior.


4 – Bom aproveitamento dos recursos disponíveis


Levando em consideração que a virtualização de servidores é um sistema inteligente, isso faz com que todos os recursos inerentes aos dados do processo sejam melhor aproveitados. Isso gera então, economia, qualificação do trabalho e redução de tempo em variados processos.


5 – Otimização do espaço físico


Muitas empresas sofrem com espaços apertados, prejudicando, inclusive, a qualidade do trabalho dos colaboradores.


Isso se dá por inúmeros fatores que vão desde a falta de recursos para obter um local maior de trabalho bem como, a presença física dos dados.


Contudo, com a virtualização de servidores, como todo os dados passam a ser controlados em um ambiente on-line, a questão do espaço não é mais um problema.


6 – Com a virtualização de servidores, existe o gerenciamento centralizado


Em se tratando de gerência, optar por recursos que centralizem o trabalho é extremamente importante.


Isso facilita o trabalho do gestor, que tem controle total sobre os processos e em poucos segundos consegue acessar todos os processos que precisa consultar. Essa ação também fomenta o desenvolvimento de um trabalho mais otimizado.


7 – Diferentes cargas de trabalho adaptadas


A divisão de dados em um sistema de hardware comporta diferentes cargas, otimizando o espaço de acordo com a necessidade de espaço.


8 – Proporciona um ambiente on-line com interface amigável


Outro benefício da virtualização de servidores é que este processo permite um sistema de interface amigável.


Assim, isso permite que os colaboradores que têm acesso ao sistema consiga obter dados de maneira rápida, simples e eficaz.


Mais uma vez, podemos notar que isso possibilitará a otimização do trabalho diante novas interfaces, garantindo que o colaborador possa utilizar suas capacidades para outras tarefas importantes dentro da empresa.


9 - O sistema virtualização de servidores garante simulação de processos

Alguns processos podem ser simulados dentro deste sistema, permitindo que os gestores assim como, colaboradores possam tomar decisões mais assertivas.


10 – Impacto positivo nas finanças


Como já sabemos, a tecnologia quando utilizada como uma estratégia inteligente consegue trazer resultados positivos dentro das finanças visto que todos os recursos são utilizados de maneira eficaz e, além disso, a análise de dados permite gestão melhor dos recursos e tomadas de decisão mais assertivas.


Como se dá a virtualização de sistemas?


Este tipo de sistema requer um servidor físico, ou seja, um hardware com um sistema operacional que permite a divisão em partes menores. Neste caso, estamos falando de um hypervisor que simula a divisão do espaço de armazenamento de dados de acordo com as suas respectivas necessidades.


Deste modo, existe o armazenamento de dados dentro do sistema operacional onde o CPU e memória são utilizados de acordo com a necessidade de cada divisão.


Nas empresas, este sistema ficará armazenado em um espaço de armazenamento compartilhado dos servidores. Neste caso, este local tem o nome de SAN ou storage.

A vantagem disso, é que, dessa forma, o gerenciamento de riscos é realizado a partir de um único ponto, facilitando todos os processos.


Além disso, é preciso destacar que máquinas com pouco armazenamento são mais facilmente manuseadas do que aquelas com maior armazenamento. Contudo, é preciso identificar a necessidade da empresa, para que a virtualização de sistemas seja realmente vantajosa.


Ademais, é importante destacar que a virtualização de servidores também garante mais segurança e criptografia.


Portanto, essa, além de uma alternativa, se torna uma necessidade para empresas que visam sua expansão e crescimento no presente ou futuro.

0 visualização0 comentário
whatsapp-logo-icone.png