• Infoprotect

Quais principais funcionalidades um firewall UTM deve ter?

Firewall UTM, significa Gerenciamento Centralizado de Ameaças. Ele é um agrupamento de diversas funções, e equipamentos diversos, que são utilizados na segurança da informação.


Ou seja, em outras palavras, ele é um equipamento com um conjunto de várias funcionalidades. As grandes corporações há bastante tempo usam o chamado conceito de segurança em camadas. Atualmente, pequenas e médias empresas já pensam nesse sistema


Que nada mais são do que diversos equipamentos, que normalmente são de diferentes fabricantes, responsáveis pela segurança. Esses equipamentos são:


● O Firewall externo;

● Firewall interno;

● Proxy;

● IPS/IDS;

● WAF;

● AntiSpam;

● Entre outros equipamentos.


O firewall UTM é um modelo de segurança ideal para as empresas. A seguir, vamos conhecer mais sobre as funcionalidades dele.


Conheça as funcionalidades do firewall UTM.


O firewall UTM tem como foco principal agregar muitas funcionalidades, tudo feito com muita facilidade de gerenciamento. Além disso, uma das principais vantagens é que o custo é baixo. Então investir nesse tipo de firewall pode valer a pena e não pesar no bolso.


Existem muitas funcionalidades importantes, contudo, elas não se limitam nas que vamos citar abaixo. Confira:


● Antivírus de rede;


● Servidor VPN;


● Filtro de conteúdo (proxy);


● NG Firewall;


● Controle de acessos;


● Proteção de e-mail;


● AntiSpam;


● Balanceamento de carga;


● Gestão de identidades;


● Proteção contra ameaças;


● Controle de conteúdo;


● Controle de tráfego;


● Anti-DDos;


● Roteamento;


● Sincronização de segurança com Endpoint Protection;


● Visibilidade de tráfego SSL;


● Web application firewall;


● Relatórios diversos.


Como podemos observar, são muitas funcionalidades importantes para garantir a total segurança dos dados. Devido ao seu custo baixo, e tantas vantagens oferecidas, mais empresas estão investindo nesse tipo de modelo de segurança.



Por que preciso de um firewall UTM?


Segurança de dados é algo muito importante, principalmente dos tempos atuais. Se as empresas, mesmo de pequeno porte, não investirem em soluções digitais para proteger suas informações, correm grande perigo. Se você não investir nisso, sua empresa pode sofrer coisas como:


● Infiltração de dados e informações não confiáveis. Que podem entrar no sistema e nos computadores;


● Invasão realizadas por hackers;


● Perda ou até mesmo roubo de todos os dados da empresa. Isso pode gerar custos muito altos, ou até mesmo, danos irreparáveis;


● Os computadores da empresa podem enviar informações confidenciais para usuários de fora.


Enfim, podemos perceber que a empresa que não investe nessa área, simplesmente está dando as boas-vindas para invasores. Claro, que pequenas empresas podem não ter o orçamento necessário para usar a UTM, mas pode começar a investir em antivírus, por exemplo.


E conforme um melhor planejamento para o futuro, investir o quanto antes no firewall. Pois como já foi dito, com a união de todas as ferramentas, a proteção é muito maior.


Além disso, quando se investe no firewall UTM você evita gastos futuros. Ou seja, imagine que a sua empresa sofre com uma invasão digital, e perder dados importantes. Além de ter que gastar tempo e dinheiro para reparar os danos, precisará investir em relações públicas para reparar o problema.


Primordialmente, é preciso pensar que não é somente a sua empresa que poderá ser prejudicada. Bem como, os stakeholders como clientes, fornecedores, governo, comunidade etc.


Portanto, não pense que esse é um investimento trivial, muito pelo contrário. Além de um investimento necessário, é essencial para o bom funcionamento da sua empresa.


Você vai perceber em pouco tempo, os benefícios que o firewall pode oferecer. E é sobre eles que vamos abordar no próximo tópico.


Vantagens desse tipo de firewall.


À princípio, quando se pensa em vantagens se tratando de firewall, logo, focamos no quesito segurança. Afinal, esse é o principal objetivo de um firewall. Contudo, existem muitas outras vantagens interessantes que ele oferece. Abaixo, listamos algumas delas.


1. Desempenho: Esse tipo de firewall tem uma arquitetura inteligente, o que possibilita uma baixa latência. Do mesmo modo, proporciona um alto rendimento. A identificação de conteúdos maliciosos é mais rápida, o que ajuda no desempenho do sistema.


2. Visibilidade: Como a união de várias ferramentas fica em um único Dashboard, a proteção de rede é mais simples. Toda a visibilidade é maior, dessa forma, é possível eliminar problemas como filtragens redundantes e desnecessárias.


3. Produtividade: O Firewall basicamente facilita a vida do bom funcionamento da rede. Ou seja, por ajudar a evitar possíveis problemas, colabora com que a equipe de TI fique mais produtiva.


4. Flexibilidade de rede: Por unir várias funcionalidades, existe uma flexibilidade para proteger a rede de possíveis invasões digitais.


5. Acesso remoto: Muito tem se falado em trabalho home office. Ainda mais, essa é uma tendência que vai ganhar força nos próximos anos. Com a UTM reduz custos no combate aos perigos digitais, e melhora a confiabilidade da rede.


6. Emissão de relatórios: Por último, mas não menos importante, a vantagem é que os relatórios contém dados importantes. Eles colaboram com a manutenção da segurança de rede. Além disso, apresentam a comprovação de ROI – Retorno sobre Investimento.


Como resultado, a sua empresa só tem a ganhar com todas essas vantagens. Contudo, se você ainda está pensando do porquê investir nesse modelo de segurança, lembre-se das vantagens.


Como escolher um fornecedor de firewall?


Enfim, até aqui foi possível compreender melhor o que é o firewall UTM. E como ele é importante para a sua empresa. Porém, é preciso pensar em outro fator: Como escolher um fornecedor ideal?


Como esse tipo de firewall é ideal para grandes empresas, é preciso contar com um fornecedor de confiança. Que ofereça todo o suporte necessário junto à equipe de TI da sua empresa, para realizar os procedimentos necessários.


Então, confira algumas dicas do que é necessário avaliar:


● Conhecimento do mercado: Ao avaliar um fornecedor, você precisa saber o quanto ela conhece o mercado. Um exemplo, é saber o tempo que a empresa está no ramo. Além disso, você pode se informar através de cases de sucesso.


● Equipe qualificada: A equipe do fornecedor precisa ser de especialistas, assim, você terá uma maior confiança. Além disso, é preciso que a equipe seja proativa. Para que ajudem com sugestões, soluções e até mesmo a antecipar possíveis problemas.


● Preço: Não podemos falar de planejamento de segurança, sem pensar no orçamento. Aqui, gastar menos é o perigo. Pois muitas empresas deixam para solucionar o problema quando ele já ocorreu. Porém, pesquise por valores e veja qual é o ideal.


Em suma, essas são as principais informações sobre esse tipo de firewall. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png