Início » Quais os principais filtros web para utilizar no seu firewall

Quais os principais filtros web para utilizar no seu firewall

Quais os principais filtros web para utilizar em seu firewall

Nunca se falou tanto como agora sobre segurança de dados. E não é para menos, já que hoje em dia, todos estamos expostos à diversos ataques na rede. Contudo, existem soluções inovadoras, capazes de deter estes ataques e permitir que os usuários naveguem em segurança, um deles, é o filtro web firewall. 

Trata-se de um recurso muito importante, capaz de evitar invasões danosas ao sistema que podem comprometer seriamente os dados. Além disso, o mercado oferece diversas opções. 

No post de hoje, veremos como funciona este recurso te dando as melhores opções de filtro web. Por isso, acompanhe-nos até o final. 

O que é um filtro web firewall?

Um filtro web nada mais é do que um software que tem como função principal a restrição de acesso a alguns sites. Nesse caso, este filtro é capaz de identificar se determinado endereço IP contém algumas características suspeitas, que podem comprometer os dados do usuário. 

Seu funcionamento se dá através da avaliação individual de cada pessoa. Além disso, ele gera relatórios que mostram a entrada e saída de sites bem como, a hora em que isso ocorreu. 

Trata-se de um recurso de fácil instalação, mas que pode evitar grandes prejuízos, já que reduz os riscos de que os dados do usuário caiam em mãos erradas. 

Além disso, é uma solução muito importante para os pais, que desejam controlar o conteúdo que os filhos estão tendo acesso na internet. Ou seja, este é um recurso mais do que necessário nos dias atuais, tendo em vista que o aumento de conteúdos maliciosos faz parte das estatísticas a cada ano. 

Filtro web firewall e firewall são a mesma coisa?

Não. Isso porque o firewall tem como função principal filtrar toda a informação que chega, independentemente se o site em que o usuário faz a visita contenha uma malware ou não. 

Assim, o firewall analisa o tráfego de dados criando uma defesa que não deixa que alguns conteúdos que não são desejados sejam transmitidos. 

Existe, no entanto, uma confirguração de firewall que restringe o acesso a determinados sites. Contudo, essa não é uma solução tão eficaz, tendo em vista que nem sempre o site está contaminado e, muitas vezes, o usuário precisa buscar informações ali. 

Portanto, o filtro web firewall é uma solução inteligente, que permite o acesso seguro, sem impedir que o usuário faça a sua pesquisa. 

Além disso, é importante destacar que as duas soluções de segurança de rede são igualmente necessárias. Mas hoje, veremos as opções de filtro, acompanhe a partir de agora. 

Melhores opções de filtro web firewall – Veja aqui

# Internet Pumpic  

Esta é uma solução ideal tanto para ambiente desktop quanto para celulares. Ele possui uma variedade de recursos, como por exemplo, bloqueio de websites, palavras obscenas, controle parental, entre muitos outros. 

Além disso, este filtro também tem a capacidade de controlar remotamente outros dispositivos com a sua instalação. Assim, a navegação se torna muito mais segura. 

# MM Guardian  

Ideal para quem tem filhos, o MM Guardian é um filtro de conteúdo web ideal para que os pais controlar o modo como os filhos navegam na rede. 

Ele tem a capacidade de bloquear sites, e permite o controle remoto com um lacre de segurança. 

Além disso, o aplicativo também serve como rastreador de mensagens SMS, ligações bem como, outras atividades que acontecem dentro do telefone. 

#NetFliter: um filtro web firewall nacional  

Este é um software bastante democrático, que possui quatro versões distintas sendo elas: 

  • Para a família; 
  • Empresa; 
  • Escola; 
  • Provedor. 

A sua principal funcionalidade, independentemente do tipo escolhido, é permitir o bloqueio de conteúdos que podem dar acesso aos dados do usuário bem como, conteúdos pornográficos, de drogas e violência. 

Ele funciona analisando, durante a navegação do usuário, se o site não está contido em sua lista negra, que possui em sua base mais de 1 milhão de sites. Assim, a navegação se torna muito mais segura. 

#Family Time  

Mais uma das opções, é o filtro de conteúdo Family Time, que também é uma opção mais voltadas para os pais que desejam permitir que os seus filhos tenham uma navegação segura na web. 

Assim, o software conta com altos recursos de filtragem que permitem o acesso remoto dos pais aos smarthphones de seus filhos, bloqueando conteúdos com apenas um toque. 

#Avast  

Avast possui um filtro web firewall especialmente para as empresas, bloqueando o acesso a quaisquer tipos de sites que ofereçam algum tipo de perigo durante a navegação. 

Além disso, ele também pode bloquear o acesso a redes sociais bem como, sites questionáveis, aumentando a segurança e garantindo a produtividade dos colaboradores. 

Outro recurso bastante interessante é que com este filtro de conteúdo, você será capaz implementar novas políticas de filtragem de maneira rápida e muito simples. 

# Winconnection web filter : mais uma opção de filtro web firewall 

Esta também é uma excelente opção para as empresas. Assim, o Winconnection web filter permite o gerenciamento de múltiplas conexões de modo a submetê-las às políticas da empresa. 

Além disso, o recurso ainda possui uma ferramenta de inspeção que permite o acesso a informações mais detalhadas sobre o site. 

Outra vantagem, é que se torna possível bloquear inteiramente o acesso a determinados sites, bem como, por horário, tempo de navegação, ou por bytes transferidos. 

O software ainda conta com alarmes de monitoramento que avisa sobre problemas com a conexão, ataques, consumo de banda e outros. 

Ele também disponibiliza relatórios de monitoramento em tempo real com especificação de usuário, domínio e tempo de navegação. Ademais, estes recursos podem ser exportados em PDF ou CSV. 

Considerações finais sobre filtro web firewall 

Existem diversas opções no mercado e basta se atentar às necessidades para uma navegação segura contratando aquele filtro web firewall que melhor atenda às necessidades.  

O importante, é garantir que os seus dados assim como o conteúdo acessado não ofereçam qualquer tipo de risco ao usuário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.