Início » Qual a diferença de um firewall UTM e um Next Generation Firewall?

Qual a diferença de um firewall UTM e um Next Generation Firewall?

Qual a diferença de um firewall UTM e um Next Generation Firewall?
O firewall UTM é um software que atualmente vem sendo cada vez mais procurado pelas pequenas e grandes empresas. Por se tratar de um sistema de segurança de dados, é comum que os empresários busquem por ele para protegerem as informações de seus negócios contra invasores.

E com tantas informações, é normal que surjam dúvidas sobre qual é o melhor software para usar. E é comum você ficar entre o firewall UTM e o Next Generation Firewall, também conhecido como NGFW, por isso estamos aqui para te ajudar a descobrir qual o melhor firewall para sua empresa.

Iremos apresentar informações sobre o firewall UTM e em comparativo com o NGFW, mostrando todas as informações de cada modelo e o que se deve observar na hora de escolher a solução ideal para a sua empresa.

Afinal o que é o firewall e qual sua importância?

Em primeiro lugar, antes de sabermos qual a diferença entre os dois modelos, é necessário entender o que é um firewall. O firewall é uma solução de segurança, que pode ser usado por redes públicas e particulares, com a intenção de proteger a rede de invasores.

O firewall antigamente absorvia apenas essa função de barreira havendo outras soluções para serem implementadas a fim de completar a segurança de forma unificada em uma rede. Com o passar dos anos e com o desenvolvimento de novas tecnologias, surgiram os conceitos de UTM e NGFW, que nada mais são do que conceitos a respeito da unificação de plataformas e softwares de segurança em uma unifica solução.

Desta maneira, o Next Generation Firewall e o UTM trabalham de forma integrada com soluções mais avançadas dentro de uma única solução como IPS, Proxy, ATP, App Control, SD-WAN, VPN e outras.

Assim, as soluções atualmente trabalham como uma barreira de proteção, para evitar roubos de dados, e entrada de vírus na rede. Elas também são capazes de realizar uma análise de todo o tráfego de dados, gerenciar os acessos dos usuários na Web e das aplicações que podem ou não ser acessadas dentro do ambiente de rede. As mesmas também contam com camadas avançadas de proteção com funcionalidades como o Sistema de Prevenção de Intrusos – IPS e o Sistema Avançado Contra Ameaças o ATP.

Portanto, é de extrema importância toda empresa investir em uma solução pois essa solução será uma das primeiras barreiras de proteção contra incidentes de segurança.

Descobrindo o que é Firewall UTM

O Firewall UTM é um modelo de software, que reúne várias funções de produtividade e segurança, sendo mais fácil de implantar e controlá-lo. A solução UTM se diferencia por funcionalidades em relação a uma solução NGFW e algumas aplicações de comercialização. Ou seja, há quem fale que são a mesma coisa, a quem diga que o UTM é para pequenas, médias e grandes empresas e o NGFW para grandes empresas e grandes corporações, enfim, diversos profissionais possuem sua interpretação no comparativo de cada solução.

Vamos apresentar como as soluções são em sua concepção e como atualmente existem no mercado.

O conceito de UTM foi criado pensando em unificar soluções de segurança para empresas de pequeno, médio e grande porte, misturando funções e fazendo uma função de antivírus até uma proteção contra spam.

Então, o UTM além de ser firewall recomendado para pequenas e médias empresas, é essencial para serviços de filtragem de conteúdo, antimalware e antispam. Desta forma, é um sistema completo, com tudo em um só lugar, fácil de administrar e controlar.

Listamos abaixo algumas características do modelo de Firewall UTM e funções que este software traz para a empresa.

● Soluções de Firewall.
● Filtragem de conteúdo e stateful.
● Rede Virtual Privada (VPN)
● Antivírus
● Relatórios
● Controle de acesso
● Balanceamento de links

Descobrindo o que é o Next Generation Firewall

O Next Generation Firewall tinha como principal diferença ser usado em empresas maiores com um gerenciamento mais específico. Afinal, o Next Generation Firewall não fazia apenas a função de um simples firewall, mas sim todo um controle do acesso no sistema, definindo quais aplicativos, protocolos e usuários poderão acessar. Desta forma, o Next Generation Firewall também conseguia lidar com ameaças que tentavam invadir o sistema.

Portanto, é importante lembrar que o NGFW foi desenvolvido com a intenção de resolver os problemas apresentados pelo UTM.

O Next Generation Firewall surgiu também com o intuito de realizar a combinação de filtragem tradicional, com a identificação do tráfego dos dados, e como funcionou muito bem, com o tempo foram adicionando mais recursos.

Abaixo seguem algumas características do Next Generation Firewall:

● Mesmas funções do firewall tradicional;
● Possui o IPS integrado;
● Realiza controle das aplicações;
● Possui identificação de usuários.

As diferenças entre o firewall UTM e o Next Generation Firewall

As diferenças entre UTM e o NGFW é um assunto que gera muita discussão, já que muitos defendem que na prática não há diferenças notáveis.

Por outro lado, defende-se que o Next Generation Firewall é ideal para empresas com grande fluxo de dados, como por exemplo, empresas de telecomunicações. Neste sentido, as grandes empresas necessitam de mais segurança e separação dos dados, e assim o Next Generation Firewall é o mais recomendado. Portanto, o Firewall UTM seria recomendado para empresas menores, no qual o fluxo de dados é menos intenso.

O UTM é considerado um pouco inferior que o NGFW, apesar de atualmente ter ganhado vários investimentos de alta tecnologia. Em outras palavras, a principal diferença é que UTM possui funções direcionadas para empresas menores e já o Next Generation Firewall, possui mais recursos que são recomendados para empresas maiores.

Concluindo, basicamente os dois desenvolvem as mesmas funções, por isso muitos defendem que não há diferenças explícitas entre os dois.

Qual é o melhor para minha empresa?

Se você ficou na dúvida em qual dos dois escolher, vamos te ajudar a escolher o melhor firewall para sua empresa!

Aqui na Norte Security trabalhamos com a maior fabricante brasileiro de cibersegurança, a Blockbit.

Em sua plataforma, a Blockbit unifica as funcionalidades de UTM, NGFW e SD-WAN. A diferença se baseia no licenciamento e na carga de appliance que irá suportar o tráfego de dado versus as funções que se quer habilitadas.

É possível habilitar o Blockbit como um firewall UTM, realizando o tráfego de firewall e proxy, filtro de conteúdo a partir do Security web gateway, balanceamento de carga ou melhor dizendo, gestão de links através da tecnologia SD-WAN, assim como também é possível implementá-lo em grandes corporações que possuam grandes quantidade de dados trafegando, realizando assim um projeto mais completo em alta disponibilidade (HA – High ability), uma inspeção SSL avançada em todos os pacotes, controle avançado de ameaças, controle de aplicações por camada, ou seja, habilitar apenas algumas funções do Facebook para determinados grupos de usuários.

Uma grande vantagem do Blockbit é que muitas empresas vêm utilizando-o como um misto de NGFW e UTM, habilitando na sua matriz uma solução NFGW completa e em suas filiais menores pequenos appliances UTM. A integração fica a cargo do SD-WAN realizar e a gestão fica por conta do GSM, outro produto da Blockbit responsável por gerenciar todos os UTMs a partir de uma única console que pode ser utilizada em cloud ou on primises. Outro grande ponto positivo da Blockbit é que por ser um fabricante nacional ele não sofre com a flutuação do dólar, ou seja, além de possuir valores mais justos na contratação, há uma previsibilidade maior na renovação.

Todo o suporte do fabricante também é em português, então você poderá contar com a Norte Security e nosso suporte especializado na solução. A comunicação com o fabricante também é fácil, clara e objetiva dando mais velocidade nas respostas de chamados N3 (que raramente ocorrem pelo alto nível de qualidade da solução).

A Norte Security leva para seus clientes a opção de comercialização do Blockbit como comodato e aquisição, o que aumenta a flexibilidade para nossos clientes aderirem a um plano que melhor se encaixe em seu modelo de negócio. Ficou curioso sobre o Blockbit? Fale com nossos especialistas e agenda uma demonstração!

E lembre-se que o importante é escolher um dos dois softwares, independentemente de qual seja, pois o mais essencial é deixar os dados de sua empresa seguros. Esperamos que essas informações sejam necessárias para que você consiga fazer a escolha certa de seu software.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *